quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Câmara discute instalação do Centro de Valorização da Vida no Crato


Florisval disse que o Crato não pode ficar de fora da ação do CVV
Os vereadores receberam durante sessão ordinária presidida pelo vereador Florisval Coriolano (PRTB), o coordenador de expansão do Centro de Valorização da Vida (CVV), Regis Silva, o professor do departamento de ciências biológicas da URCA, Gilberto Oliveira, e o vice-prefeito e secretário de saúde André Barreto. O tema discutido foi a implantação de um posto do CVV na cidade do Crato.

O CVV é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal, desde 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.

Regis destacou que é uma grande satisfação trazer o serviço para o Crato. Segundo ele, em 2018 foram 2.500.000 ligações e já neste ano foram mais de 3.000.000 no número 188 de pessoas buscando apoio psicológico. O coordenador afirmou que um dos primeiros passos será capacitar e selecionar os voluntários para entrarem na rede nacional de prevenção ao suicídio.

André Barreto destacou que a parceria tem como principal objetivo dar um melhor amparo para as pessoas que encontram-se desesperadas e tentam tirar a própria vida e serão conduzidos para um acompanhamento psicológico. Ainda ressaltou que existirá uma parceria com a secretaria de segurança pública para ceder a estrutura, além da linha telefônica e da internet para os atendimentos.

O presidente da casa, Florisval Coriolano, declarou que 23 estados e diversos municípios já foram contempladas com o centro e o Crato não poderia ficar de fora. Ele ressaltou também que apesar da burocracia que envolve a instalação, o pontapé inicial já foi dado. De acordo com o parlamentar, a Câmara estará a disposição para que o serviço seja implantado o mais rápido possível na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário