(Foto: Helene Santos) |
Com
o objetivo de movimentar a economia e estimular o turismo interno e o varejo, o
governo brasileiro está organizando uma campanha para tentar aquecer as vendas
do comércio em setembro, um dos meses em que, tradicionalmente, o consumo em
vários segmentos tende a ser menor.
Idealizada
pelo governo federal, a chamada Semana do Brasil funcionará nos moldes do
evento mundialmente conhecido como Black Friday (do inglês Sexta-feira Negra),
uma ação promocional criada nos Estados Unidos, onde lojistas de todo o país se
unem para, toda última sexta-feira de novembro, ou seja, um dia após o feriado
de Ação de Graças, oferecer descontos em produtos, atraindo consumidores.
Segundo
o Ministério do Turismo, a proposta do governo é engajar associações comerciais
e entidades ligadas ao setor de turismo e serviços para oferecer produtos
brasileiros a preços promocionais. A Semana do Brasil deve ocorrer entre os
dias 6 e 15 de setembro, coincidindo com as comemorações da Independência do
Brasil.
Mais
de 100 empresários e representantes do governo federal se reuniram em São Paulo
no início de agosto para discutir ações promocionais a serem desenvolvidas
durante a Semana do Brasil. A forma de participação das empresas, entidades e
órgãos públicos ainda está sendo definida. Entre as iniciativas discutidas está
o lançamento, pelos Correios, de um selo alusivo ao evento, que deverá ser
incluído no calendário nacional. Para estimular o turismo, a proposta prevê que
empresas aéreas e o setor hoteleiro ofereçam passagens e hospedagem por preços
mais baratos.
Em
nota, o secretário nacional de Estruturação do Turismo, Robson Napier, disse
que a campanha contribuirá para alavancar o turismo interno com opções
atrativas em diversos serviços turísticos como promoções em diárias de hotéis,
passagens aéreas, pacotes de viagens, restaurantes, dentre outras ações.
“Estamos muito honrados em participar de uma campanha inédita como essa,
incluindo o turismo em um projeto fundamental para fortalecer nossa economia”,
destacou Napier.
Também
em nota, o secretário de Comunicação da Presidência, Fábio Wanjgarten, destacou
que a iniciativa visa a resgatar e fortalecer a autoestima do brasileiro. “O
presidente [Jair] Bolsonaro quer um momento de valorização do Brasil, de
resgate do patriotismo do cidadão, com o maior número de entidades participando
do movimento. De um lado, o governo federal vai apoiar a realização e a
divulgação da Semana do Brasil. Do outro, a iniciativa privada aproveita o
momento para estimular o mercado e atrair consumidores durante o período com
promoções especiais, descontos exclusivos, produtos e serviços temáticos,
ambientação de espaços físicos e virtuais e muito mais.” Agência Brasil
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