quarta-feira, 21 de agosto de 2019

SAAEC reúne brigadistas voluntários para repasse de instruções do ICMBio quanto a estratégias para eliminação de possíveis incêndios na Flona



A diretoria da SAAEC reuniu nesta quarta-feira, 21, os voluntários da brigada de incêndio formada em setembro do ano passado afim de repassar orientações do ICMBio sobre o período de seca atual, momento em que os incêndios florestais ficam mais suscetíveis a acontecer devido as elevadas temperaturas e a imprudência e negligência de moradores da região que realizam queima de lixo e renovação de pastagens.

Um esforço conjunto se faz necessário para preservar a Floresta Nacional do Araripe (FLONA), principalmente no que diz respeito aos incêndios que podem destruir grande parte da flora e fauna, se não forem contidos imediatamente. Atualmente a administração da FLONA conta com 12 brigadistas contratados, número que não chega a ser metade do ideal para cobertura da floresta, segundo Verônica Figueiredo, coordenadora do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Os danos causados pelas queimadas são imensos, o solo fica desprotegido dificultando a absorção da água das chuvas desencadeando desmoronamentos e a diminuição da vazão de fontes naturais. Outro fator preocupante é o impacto sobre a fauna, principalmente o Soldadinho do Araripe, ave endêmica ameaçada de extinção que se encontra em fase de reprodução nesse período mais crítico do ano com relação aos incêndios.

*Sobre a SAAEC - Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato*

A SAAEC – Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato, fundada em 10 de agosto de 1963 tem por objetivo distribuir água tratada e de qualidade para toda população cratense, além de ser responsável pelo saneamento da cidade do Crato. A empresa foi criada na forma de uma sociedade de economia mista destinada a planejar, projetar e executar os serviços públicos de abastecimento de água e sistemas de esgotos sanitários no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário