domingo, 18 de agosto de 2019

Viveiro produz até 120 mil mudas por ano em Crato


A produção e doação de mudas têm sido impulsionadas no Cariri como algumas das principais estratégias de combate à desertificação e reflorestamento de áreas degradadas. Municípios mantêm viveiros para a produção de plantas nativas, frutíferas e medicinais. O Viveiro de Mudas Municipal de Crato tem capacidade para produzir entre 90 mil a 120 mil mudas por ano e atende a mais de 30 municípios, inclusive, cidades do vizinho estado de Pernambuco. 

As ações também possibilitam a arborização e fornecem suporte ao pequeno produtor rural, bem como podem atender a demandas de outras camadas sociais. O canteiro está localizado em área urbana pertencente ao Ministério do Meio Ambiente e cedido à Prefeitura de Crato, em regime de cooperação mútua. Conforme o secretário municipal de Meio Ambiente, Brito Júnior, o viveiro está em funcionamento há mais de 20 anos. 

“Nós intensificamos, reorganizamos e estamos com planejamento de reforma dele para dar mais qualidade a esse campo de produção. Temos mudas de diversas espécies: aroeira, pau d’arco, de pequi, mudas medicinais, como citronela, hortelã e malva do reino. São mais de 50 espécies que são produzidas em nosso viveiro e também algumas sementes que a população leva para fazermos, algumas vezes, experimentações individualizadas”, conta o secretário. 

No total, são 84 espécies produzidas e, com frequência, objeto de doação para prefeituras em cerca de 30 cidades do Cariri e de Pernambuco. A gestão ainda pretende intensificar a atuação devido à recente criação da Área de Conservação do Soldadinho do Araripe. “Também as áreas que são margeadas das fontes. Temos, ainda, a pretensão de começar a recuperar melhor. Já realizamos algumas ações pontuais, mas pensamos que precisa ficar mais bem organizado, e estamos nesse trabalho”, acrescenta Brito Junior. 

As instalações estão localizadas na antiga sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no bairro Pimenta. Em 2018, foram doadas mais de 30 mil mudas para colégios, instituições, secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário de municípios, prefeituras, instituições de ensino superior, dentre outras entidades e pessoas físicas. A doação é gratuita, mas uma contrapartida é solicitada a partir de dez mudas, para a própria manutenção do viveiro.                 Jornal do Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário