segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Estudante caririense faz ‘vaquinha’ para realizar sonho de estudar no exterior


Um dos grandes sonhos dos pré-universitários é fazer o vestibular/Enem e passar em uma boa universidade, cursar o que gosta e concretizar o desejo de poder alcançar novos horizontes. Não seria diferente para Paulo, aluno do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus de Juazeiro do Norte, que sonha em fazer Engenharia Aeroespacial. Ele almeja cursar no exterior, onde a área é mais valorizada, e para isso está fazendo uma “vaquinha” online para arrecadar fundos e realizar seu sonho.

Paulo Henrique Ribeiro Dantas, que cursa o 3º ano do ensino médio, é um jovem apaixonado por ciência e também pelo mundo aeroespacial desde quando estava no 9° ano do ensino fundamental. Dentre as opções, ele cogita ingressar na York University, no Canadá, no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, ou na Concordia University, no Canadá.

Segundo ele, existem opções no país, mas não considera tanto pelo fato de não haver uma valorização da área no país. “Sou um estudante do IFCE e estou buscando uma graduação no exterior, já que a área que busco, engenharia aeroespacial (trabalha tanto com aeronaves quanto espaçonaves), não é tão prestigiada no Brasil. Aqui vou tentar algumas opções, mas essa área não é muito valorizada”, explica.

Paulo conta que no último ano ele e a família juntaram dinheiro para pagar pela realização das provas, mas a quantia é insuficiente para as taxas de inscrição nessas instituições. “Além de concorrer às universidades, lá ainda terei que concorrer pelas bolsas”, conta. De acordo com o estudante, o engenheiro aeroespacial pode se especializar em aeronáutica e trabalhar com aviões, com sistemas de comunicação, ou astronáutica, para trabalhar no espaço, com espaçonaves e sondas.

A meta, segundo Paulo, é atingir a quantia de R$ 3.750,00, o que irá ajudá-lo a conseguir alcançar o objetivo. A vaquinha está disponível neste link.

“Sempre tive interesse nos astros, quando descobri esse curso me encontrei, percebi que poderia saber mais sobre esse tema ”, enfatiza.

Ele já ganhou medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na Olimpíada de Física e Astronomia na III Jornada da Física, menção honrosa e prêmio de melhor escola pública na International Young Physicists’ Tournament (IYPT). Ele é bolsista do Núcleo de Astronomia do IFCE na área de divulgação científica, está na final da Olimpíada Brasileira de Física, Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas, Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e seletiva para a Olimpíada Nacional de Astronomia.

Também possui paixão por animais, sendo integrante do projeto “É o bicho”, que trabalha com acolhimento e encaminhamento de animais de rua para adoção.             Fonte: Site Badalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário