sexta-feira, 5 de março de 2021

11 organizações do Território Criativo do Gesso são mapeadas


O Projeto de Mapeamento do Território Criativo do Gesso, na cidade do Crato (CE), visa mapear instituições do setor educacional, economia solidário e cultural em um território de confluência entre 4 bairros (Pinto Madeira, Santa Luzia, São Miguel e Centro) 1 comunidade ( Gesso) e bairros adjacentes (Vila Alta e Palmeiral), ao todo de forma participativa foram mapeadas 11 organizações de diversos seguimentos e 22 organizações catalogadas por meio de pesquisa em campo. Essa atividade amplia o campo de visão sobre a diversidade de atividades desenvolvidas nesse território visando dar os primeiros passos para o desenvolvimento do turismo comunitário e cultural na cidade de Crato. A iniciativa é da organização sociocultural Caldeirão das Danças. 

De acordo com o professor Luis  Júnnior Pessoa, coordenador do Caldeirão das Danças, esse processo tem o objetivo de identificar o histórico das organizações e ao mesmo tempo potencializar suas atividades. Ele destaca que o mapeamento pode proporcionar também parcerias, atrair novos olhares para o Território e favorecer a circulação de pessoas para intercâmbio e difusão cultural. 

Como parte dos resultados foram produzidos 11 documentários sobre as organizações, 3 documentários sobre memórias culturais, cards de divulgação de atividades, mapa interativo e placas de localização e foi  evidenciando o potencial das instituições através de lives e exposições virtuais. 

Para Luis Júnnior Pessoa a divulgação dos materiais em formato digital facilita o acesso da população, amplifica e valoriza as ações realizadas nesse espaço e aproxima outros indivíduos, para além das fronteiras. 

O mapeamento foi coordenador pelo pedagogo Luis Junior Pessoa e o geógrafo Tiago Carvalho. Esse projeto é fruto do apoio Secretaria de Cultura do Estado do Ceará,  através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal n.º 14.017, de 29 de junho de 2020, através do edital Territórios Culturais e Tradicionais da Lei Emergencial Aldir Blanc.

Os documentários podem ser acessados no canal da organização: https://www.youtube.com/watch?v=r1X_ujeTfzI&list=PL3rxznFZEr2kWPzraz5gq79RuLiAP-JT_

Caldeirão da Danças  

A iniciativa sociocultural Caldeirão das Danças surgiu em 2014, tendo como objetivo  oportunizar espaços de formação, fomento e difusão cultural. Desenvolve ações formativas em comunidades da cidade Crato (CE) e tem  proporcionado novos  olhares para dança, audiovisual e artes urbanas em diversos espaços e comunidades. O trabalho do Caldeirão das Danças tem aproximado a arte e apresentando-a como organismo social que alimenta sonhos e produz educação, criar novas raízes para  economia sustentável e proporciona  a construção de cidades mais democráticas através da coletividade e da promoção humana e ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário