sexta-feira, 5 de março de 2021

Após reunião nesta quinta (04), prefeitos do Crajubar decidem manter cidades sem lockdown

Foto: Antônio Rodrigues


Os prefeitos de Crato, Zé Ailton Brasil, Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, e Barbalha, Guilherme Saraiva, participaram na tarde desta quinta-feira (04), de reunião virtual para debater uma política de Combate à Covid-19, de forma unificada, para os municípios do Crajubar, através de um comitê regional, que será formalizado na próxima segunda-feira (08), em nova reunião. Por sugestão da Secretaria de Saúde do Estado, também devem ser incluídos os municípios de Iguatu, Icó e Brejo Santo, que fazem parte da macrorregião Sul do Estado, já que todos os municípios estão interligados à rede, principalmente quando se trata das Unidades de Terapia Intensiva (UTI), para atender as cidades.


Os gestores participantes aceitaram a sugestão da Secretaria de Saúde do Estado de formar o comitê regional com os prefeitos, representantes do judiciário, câmaras municipais, Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) e Ministério Público, para que sejam tomadas decisões relacionadas à esses municípios.


Ficou decidido durante a reunião que não será decretado no momento lockdown, porém, se os casos de Covid-19 continuarem a crescer, a medida poderá ser revista.


Fiscalização mais intensa


As principais definições desse primeiro momento serão de intensificar e combater as festas clandestinas, com fiscalização rigorosa, envolvendo o trabalho da Polícia Militar, Vigilância Sanitária, e os órgãos de segurança de cada um dos municípios, para que as medidas dos decretos sejam cumpridas, além de maiores esclarecimentos quanto ao número de leitos, ampliar a comunicação relacionada à gravidade no aumento dos casos. No momento, 100% dos leitos das UTIs estão ocupados, com fila de 8 pessoas aguardando vaga. No Crato, dos 10 leitos disponibilizados desde a última segunda-feira (01), o último deles foi ocupado na manhã desta quinta-feira.


A cada semana serão realizadas as análises por parte do comitê que será formado, e só então as novas medidas deverão ser tomadas de forma integrada pelas cidades que farão parte. Além disso, já ficou definido a partir da reunião ocorrida nesta quinta-feira, que o consumo de bebidas alcoólicas terá uma fiscalização maior, com a proibição do uso em espaços públicos, bares e restaurantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário