terça-feira, 9 de março de 2021

Corpo da professora da URCA e enfermeira, Karla Jimena, será sepultado nesta terça (09)


Faleceu nesta segunda-feira, Dia Internacional da Mulher, no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, a enfermeira do programa Saúde da Família de Barbalha e professora da Universidade Regional do Cariri (URCA), Karla Jimena Araújo de Jesus Sampaio. 


Ela era esposa do cardiologista Dr. Ângelo Roncalli e estava lutando contra um câncer. 


O corpo de Karla Jimena será sepultado na tarde desta terça (09), no Cemitério Parque Anjo da Guarda, em Juazeiro do Norte.


A URCA emitiu Portaria de Pesar pelo falecimento da profissional que era lotada no curso de enfermagem da instituição, agradecendo a contribuição de Karla Jimena na "formação de inúmeras gerações de profissionais no campo da saúde com destaque para Saúde da Criança e do Adolescente e Saúde da Família".


A instituição também decretou luto oficial por três dias, hasteando as bandeiras a meio mastro e suspendeu as atividades acadêmicas e técnico-administrativas no Departamento e no Curso de Enfermagem, nos dias 08 e 09 de março.


A família também publicou uma homenagem à Karla. Leia: 


Uma linda menininha


Que falava ao tom de carinho


Que me dizia: Deus é bom o tempo todo


Que distribuia caricias no caminho


Caminha em direção à porta


Faz um coração com a mão


Diz: muitos corações 


Abre a porta e sai


Uma estrela brilha no céu…


Meu coração fica murchinho!!!


O céu tá mais criança 


Eu, pequenino!!!


Essa estrela era Karlinha,


Minha esposa, minha vida, 


Enfermeira, estruturou o programa de Saude da Familia em Barbalha, participou do programa do aleitamento materno de Barbalha, instituiu ,junto com a JICA e a Dra Aparecida, o programa parto humanizado no hospital São Vicente de Barbalha, foi professora inspiradora na URCA, muito homenageada e todos seus alunos eram corações 


Criou o Grupeca- grupo de pesquisa,


Doutora pela Universidade federal de São Paulo era humilde,


Ela foi uma guerreira digna, doce, corajosa, humilde e cheia de fé!


Combateu o bom combate


Não desistiu nunca


E agiu com doçura e fazia corações com a mão para as pessoas mesmo doentinha!


A mulher mais honesta, integra, guerreira e pura que tive o prazer de conhecer!


Uma parceira de todos os momentos 


Uma luz que brilhou e brilhará em minha vida


Amparou-me, lutou passo a passo comigo na estrada da vida.


Mãe maravilhosa 


Filha exemplar


Esposa companheira, amorosa, guerreira,disciplinadora, feminina, parceira


Enfermeira humanista e seu caminho honrou a lamparina acesa de Florence nos corredores dos hospitais!


Professora carinhosa, incentivadora


Amiga aguerrida e parceira!


Conjugou com muita simplicidade e eficiência a doçura e o amor, agiu com muita dignidade em tudo que era lei ou prerrogativa.


Honestíssima


Honrava rigorosamente todos os compromissos 


Diz: Lei é para ser cumprida!


Quando eu reclamava das burocracias ela dizia: faça, isso é para todo mundo!


Preocupava com as vaidades e incompreensões do ambiente universitário e dizia que o amor era sim o mais necessário, que a vaidade excessiva não conduzia a nada!


Em todos momentos de sombras e dificuldades me dizia: tem um Deus de amor todo poderoso que cuida!


E quando as coisas não saiam como eram planejadas, ela dizia: Deus é bom o tempo todo!


Mulher equilibradissima financeiramente, dizia para mim e para os filhos:


É preciso saber dizer um não pra si mesmo, eu sei dizer um não pra mim, ela dizia!


Aplicava o amor em tudo:


Tratava os alunos como corações, ao corrigir as provas dava um dez e ainda dizia “mereceu um dez com estrelinha!”


Quando os alunos se davam bem ela dizia brilhou que só o sol no céu!


Karlinha é assim, simples, parceira, forte, guerreira, doce, dura na hora exata, não gostava de conflitos quaisquer. Tratava as pessoas no diminutivo: Vick, Aninha, Guinha, Zé, Anginho, Amiguinha, Jacinho, Thy, mainha, nenenzinha, Cidinha, Debinha, carolzinha, pepêzinha, diminutivo era uma forma de demonstrar carinho e apreço!


Sempre com um sorriso 


Simples, linda, mulher lindíssima 


Guerreira 


Sempre falava que era preciso debruçar o olhar sobre as coisas e pessoas e ocorrências de uma forma humana e amorosa!


Lutou


Topou todos os desafios do tratamento do câncer!


Em nenhum momento reclamou, dizia: isso não é sofrimento, isso é benção!


Agradecia sempre com um belo sorriso 


Sobre o câncer nunca se reclamou, dizia: o Câncer é o meu maior professor!


Agradecia a Deus e a Nossa Senhora de Fátima que era devota, rezava o terço diariamente, insistia e era a mola impulsionadora da família a ir à igreja!


Nos últimos anos se encontrou com o sitinho com flores, frutinhas, aves, e ficava feliz, leve, realizada, era a vida dela, suave como a natureza, bela como as flores do campo, livre como as aves! E Chegava alegrando o sitio brincando e chamando Roodriigoo o nosso assistente e começava o trabalho no sitinho…


Karlinha é assim, doce e suave como a brisa!


Ela me construiu e construiu uma família linda


Sempre nós 5 andávamos, eu, ela, Tatá,Thy e Zé. As vezes 6, vovó Marlene, e ultimamente 7, a nossa integrante e linda nora que temos como filha Naty!


Difícil eu descrever esse momento 


Dificil expor a dor e o processo de uma partida,


Mas como ela sempre encarou as coisas com muita leveza e dignidade


Com muito amor e transparência 


Faço isso com o coração contrito, doido


Mas como um eterno eu te amo


Como uma eterna gratidão 


E por você Karlinha


Vamos viver


Vamos lutar


Nós teremos uma estrela brilhando que só sol no céu para nos incentivar


Nós temos referência moral, de fé, ética e de Luz


Eu não tenho dúvidas: em vida ela encontrou a luz e a paz!


Amamos você Karlinha


Só o amor é maior do que a noção de eternidade.


Angelo Roncalli


Thayga Maria


Thyale Enny


José Angelo


Karla Jimena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário