segunda-feira, 8 de março de 2021

Projeto de lei de autoria do vereador Pedro Lobo institui campanha Coração de Mulher em Crato


Nesta segunda-feira (08), Dia Internacional da Mulher, deu entrada no plenário da Câmara Municipal do Crato, projeto de lei de autoria do vereador Pedro Lobo (PT), que tem como objeto principal, a instituição da campanha Coração de Mulher, a ser realizada, anualmente, na última semana do mês de setembro. 

Segundo informações colhidas pelo vereador Pedro Lobo, junto ao Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte entre as mulheres, principalmente o AVC (Acidente Vascular Cerebral) e o Infarto. 


Em seu artigo primeiro, o projeto de lei do vereador Pedro Lobo institui a campanha Coração de Mulher, com o intuito de alertar e orientar ás mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção de doenças cardiovasculares. "A campanha acontecerá anualmente e será realizada na última semana de setembro, coincidindo com o Dia Mundial do Coração, dia 29", disse Pedro Lobo. 

Palestras, Orientações Médicas e Nutricionais 

A lei, em seu artigo segundo, diz que a campanha Coração de Mulher tem ainda como objetivo, estimular o diálogo entre entidades que envolvam as mulheres, grupos médicos e representantes da sociedade civil e do poder público, para promoção de ações preventivas que permitam diagnosticar doenças cardiovasculares, através de atividades como palestras, orientações médicas e nutricionais. 

Conheça mais sobre o projeto de lei do vereador Pedro Lobo e a campanha Coração de Mulher 

Artigo 3o: Na semana da campanha :Coração de Mulher", a Secretaria Municipal de Saúde intensificará por todos os seus meios de comunicação, a divulgação da campanha e indicará locais que serão realizadas palestras, exames preventivos, dentre outras ações, ofertadas ao público feminino de forma gratuita. 

Artigo 4o: As despesas decorrentes desta lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementares, se necessário. 

Artigo 5o: Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação. 

O projeto ainda passará pela discussão e votação dos vereadores 

Dia Internacional da Mulher 

Vereador Pedro Lobo informa números sobre condição socioeconômica das mulheres no Brasil 

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o vereador Pedro Lobo, concedeu entrevista a vários meios de comunicação da região do Cariri, onde comentou sobre a violência e o desemprego, crescentes em relação público feminino.

Pedro informou números baseados em pesquisas nacionais, como exemplo, os índices apresentados pela pesquisa PNAD, que afirmam que 45 por cento das mulheres adultas no Brasil estão desempregadas.  Outro número preocupante indica que aumentou em 30 por cento, os problemas de transtornos mentais entra às mulheres. 

Para o vereador, a pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19) contribuiu bastante para o agravamento desta situação e a falta de políticas públicas por parte do governo federal é outra fator que tem influenciado para o aumento da violência e a falta de oportunidades ao público feminino, principalmente as mulheres negras e pobres.

Pedro Lobo concluiu afirmando que todos podem e devem assumir o compromisso de transformar esta realidade dura, orientou a todas ás mulheres a se cuidarem e pediu vacina para todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário