segunda-feira, 19 de abril de 2021

Hospitais de Barbalha tem ocupação total em leitos de UTI Covid


A ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em dois dos principais hospitais de Barbalha, unidades estas que atendem a demanda de diversos municípios do Cariri, alcançaram novamente altos índices de pacientes internados. Os leitos exclusivos para pacientes adultos em quadro clínico grave para Covid-19, inclusive, estão completamente lotados. A alta demanda alerta para risco de colapso tanto no Hospital Santo Antônio (HSA) quanto no Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo (HMSVP), que nesta segunda-feira (19) registrou ocupação máxima.


Segundo a assessoria do HSA, os leitos de UTI adulto para pacientes com maior gravidade dos sintomas do novo coronavírus está em 100%, seguido por 60% de ocupação na UTI Covid Pediátrica e 45% nos leitos de Enfermaria para pacientes adultos com Covid-19. Já o HMSP informou que está com todos os 18 leitos de UTI Covid e 16 leitos de Enfermaria Covid lotados, tendo uma enfermaria clínica de emergência para pacientes com coronavírus com 8 leitos ocupados e 5 vagas, além da sala vermelha Covid atendendo um paciente intubado no aguardo de regulação.


O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Barbalha neste domingo (18), registrou que o município está com 4.181 pacientes diagnosticados com Covid-19, bem como contabilizou 90 óbitos por complicações da doença desde o início da pandemia. Dos confirmados, 29 estão em unidades hospitalares, sendo 13 em UTI, 221 em isolamento domiciliar e mais de 2,5 mil casos suspeitos aguardam resultados de exames. Ao todo, 3.833 casos confirmados já estão recuperados.


Em contato com a pasta, esta no entanto não divulgou nota informando se o município está o ou não em risco de colapso no sistema de Saúde. A reportagem aguarda pronunciamento da secretaria também quanto aos insumos do kit intubação disponíveis, e se há risco de desabastecimento.


Fonte: Site Badalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário