sexta-feira, 30 de abril de 2021

No Ceará, abril encerra com chuvas abaixo da média esperada para o mês


Perto do fim da quadra chuvosa, o mês de abril encerra com chuvas abaixo da média esperada para o período, atingindo apenas 31,7% do esperado. Os dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apontam que foram observados 128,5 milímetros de chuva durante o mês, onde o esperado era alcançar 188 milímetros.


Para maio, a Funceme prevê um cenário mais positivo, onde a média a ser alcançada para o mês é de 90,6 mm, bem abaixo da normal climatológica de abril. “A partir do dia 7 de maio, as chuvas continuam, mas a tendência é que se concentrem mais na faixa litorânea. Os volumes acumulados entre os dias 7 a 15 de maio devem ficar em torno da média climatológica do período”, informa a gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto.


Em março, o Estado chegou à média histórica de chuvas observada para o período apenas no último dia do mês. Durante o terceiro mês de 2021, somente a macrorregião que corresponde ao Litoral de Fortaleza apresentou precipitações acima da normalidade, isto é, chegou a 323,4 mm contra os 252,6 mm que se esperava, o que representa um aumento de 28%.


Previsão


De acordo com Meiry Sakamoto, durante os próximos dois dias, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de precipitações neste período do ano, permanece posicionada em torno de 2º grau ao Norte da Linha do Equador. Este cenário não deve influenciar as condições do tempo no Ceará. No entanto, áreas de instabilidade devem continuar a favorecer a formação das nuvens de chuvas neste final de semana no Estado.


Para esta sexta-feira, 30, a Funceme aponta nebulosidade variável em todas as regiões com chuva isolada no Litoral Norte e na Ibiapaba. Nos litorais do Pecém e de Fortaleza, na região Jaguaribana, no Sertão Central e no Maciço de Baturité, há possibilidade de chuva.


No sábado, 1º de maio, tendência também para nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva na região Jaguaribana e no Cariri. Nas demais regiões, chuva isolada. No domingo, 2, previsão de nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba. Nas últimas 24 horas, entre às 7 horas dessa quinta-feira, 29, e às 7 horas desta sexta-feira, 30, choveu em 109 municípios cearenses.


Confira as 10 maiores chuvas


Ipu (Posto: Ipu) : 48mm

Ipueiras (Posto: Ipueiras) : 47mm

Granja (Posto: Pessoa Anta) : 47mm

Ipueiras (Posto: America) : 43.8mm

Ipu (Posto: Damião) : 43.2mm

Orós (Posto: Guassussê) : 42mm

Camocim (Posto: Guriú) : 36.7mm

São João Do Jaguaribe (Posto: Sitio Lima) : 35mm

Ararendá (Posto: Santo Antônio) : 31.8mm

Icapuí (Posto: Barrinha) : 28mm


Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário