sexta-feira, 28 de maio de 2021

Cariri segue com recomendação para adotar medidas de isolamento mais restritivas, anuncia Camilo


O governador Camilo Santana (PT) anunciou flexibilização das restrições nas regiões do Sertão Central, Litoral Leste e Jaguaribe, que passam a ter o mesmo nível de reabertura que já havia nas macrorregiões de Fortaleza e Sobral. Porém, as restrições se mantêm no Cariri, região que mais preocupa. Nas regiões de Fortaleza e Sobral, Camilo não informou se haverá alguma mudança no atual nível de liberação de atividades.


O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira, 28 de maio (28/05), pelo governador em suas redes sociais. As decisões foram tomadas em reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia, realizada no início da tarde de hoje.


Camilo ressaltou que segue havendo queda do número de casos e do número de óbitos no Estado. Ele afirmou também que a transmissão segue estável. Porém, Camilo e o secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Cabeto, disseram que há preocupação com a região do Cariri. Na contramão do resto do estado, há aumento de atendimentos e pressão sobre a rede de saúde.


Por outro lado, Cabeto destacou a queda da letalidade na população idosa, em grande parte já vacinada. 



No último sábado, 22, o governador prorrogou por mais uma semana as medidas em vigor sem mudanças. Com isso, as macrorregiões de Fortaleza e Sobral seguiram com horário de abertura das atividades econômicas não essenciais ampliado. As Regiões de Saúde do Cariri, Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe, por outro lado, continuaram com medidas mais restritivas. Essas regiões mantém determinações mais rígidas pois registraram taxas mais preocupantes.


Em vigor desde a última segunda-feira, 17, o documento com vigência prorrogada autoriza comércios de rua, restaurantes e shoppings a terem seu horário de funcionamento ampliado e com capacidade de até 50% de segunda-feira à domingo nas regiões de Fortaleza e Sobral. Academias podem funcionar até as 21h, além de autorizado o retorno de atividades em clubes, escolas de esporte, areninhas, aulas práticas de ensino superior e atividades extracurriculares das escolas.


Decretos na 2ª onda no Ceará

2º lockdown: o isolamento rígido em Fortaleza começou em 5 de março de 2021. No dia 13, decreto estadual estendeu as medidas para todo o Estado.


12 de abril: no dia 4 de abril, Camilo Santana anunciou o início da flexibilização no Ceará para o dia 12 de abril. Com a reabertura, foram permitidas algumas atividades de serviço e comércio em horários reduzidos, toque de recolher de segunda à sexta-feira e lockdown aos fins de semana. 


17 de abril: decreto anterior foi mantido, com liberação de atividades físicas individuais em espaços públicos.


23 de abril: flexibilização avança com liberações para escolas, igrejas, templos. barracas de praia e academias de ginástica. Lockdown continua aos sábados e domingos.


30 de abril: Camilo anuncia flexibilização aos sábados e domingos, com autorização para funcionamento de comércio e restaurantes. Na semana, as regras seguem as mesmas.


7 de maio: após quatro semanas de flexibilização, o Ceará não avança na reabertura, mantendo as medidas em vigor. Dois indicadores acenderam sinal de alerta: alto patamar de internações e aumento na positividade de exames


14 de maio: Região de Fortaleza e de Sobral avançam na flexibilização, com ampliação do horário de funcionamento das atividades comerciais. Cariri, Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe continuam com as mesmas restrições.


22 de maio: decreto anterior (em vigor desde o dia 17 de maio) é prorrogado mantendo ampliação Fortaleza e de Sobral e medidas mais rígidas nas outras três regiões do Estado.


Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário