sábado, 29 de maio de 2021

Ceará quer vacinar profissionais da educação até julho para voltar aulas presenciais no segundo semestre de 2021

Foto: SVM

O governador Camilo Santana afirmou nesta sexta-feira (28) que a meta é vacinar todos os profissionais da educação do Ceará até o mês de julho para poder retornar as aulas presenciais no segundo semestre deste ano. A imunização desses profissionais começa neste sábado (29) iniciando pelos trabalhadores do ensino básico, por último, do ensino superior, em ordem decrescente de idade.


"Nossa meta é ter toda a comunidade escolar do estado do Ceará vacinada até o mês de julho para que a gente possa planejar e programar o retorno presencial das aulas a partir do segundo semestre em todas as redes, tanto públicas como privadas, aqui no Ceará", disse.


O governador ressaltou que o cronograma depende da quantidade de vacinas que o estado vai receber nos próximos meses. As aulas presenciais estão suspensas nas escolas da rede municipal e estadual do Ceará desde março de 2020 por causa da pandemia de Covid-19.


A cidade de Maranguape já vacina seus professores desde esta quinta. Fortaleza deve abrir a vacinação de trabalhadores das escolas neste sábado e Caucaia, na terça-feira que vem.


Vacinação de profissionais da educação

A ordem de prioridade de vacinação dos profissionais da educação das redes pública e privada será: creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio e profissionalizante, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ensino superior. O público remanescente das fases anteriores segue sendo agendado e vacinado simultaneamente.


Os profissionais, inclusive das áreas administrativas, devem fazer o cadastro na plataforma Saúde Digital e quando agendados, apresentar documentação de comprovação de vínculo (contracheque ou carteira de trabalho) e autodeclaração confirmando retorno à atividade presencial após vacinado.


A vacinação desses profissionais foi discutida na tarde desta sexta-feira na reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Ceará (CIB-CE), colegiado permanente de gestores estaduais e municipais da Saúde.


Nesta quarta etapa, além dos trabalhadores da educação, estão:

pessoas em situação de rua (imunização já iniciada em Fortaleza);

funcionários do Sistema de Privação de Liberdade;

população privada de liberdade;

forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas;

trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros;

trabalhadores de transportes metroviário, ferroviário, aquaviário e aéreo;

caminhoneiros;

trabalhadores portuários e industriais;

trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos;

Integrantes da 4ª fase do Plano Nacional de Imunização contra o novo coronavírus, os professores já começaram a ser vacinados em uma única cidade do Ceará, Maranguape.


A vacinação de professores é um dos aspectos relacionados à volta presencial das aulas. Essa volta foi tema de audiência pública realizada nesta quinta-feira (27) pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-CE), Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública do Estado (DPCE).


Uma das propostas resultantes da audiência é não condicionar o retorno à vacina de alunos e pais. Uma outra é dar prioridade à vacinação de profissionais que estão em atividade presencial ou que retornarão às salas de aulas físicas até o início de agosto.


A Justiça chegou a determinar em 20 de maio que o estado voltasse com as aulas presenciais do ensino médio, mas a decisão foi derrubada.


Aulas

As aulas presenciais foram suspensas em 20 março de 2020 com posterior retomada gradual que retrocedeu em 19 de fevereiro desde ano com a segunda onda da pandemia, no entanto, o ensino fundamental da rede pública não retornou presencialmente, mesmo com permissão nos decretos. O ensino médio também não retomou aulas presenciais seja em escola pública ou particular.


Fonte: G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário