quinta-feira, 27 de maio de 2021

HRC ganha mais 19 leitos de enfermaria e aumenta atendimento para até 117 pacientes Covid


O Hospital Regional do Cariri (HRC), da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), passou por mais um processo de ampliação de leitos de Enfermaria para pacientes com Covid-19, passando de 25 para 44 acomodações. A ativação dos leitos é decorrente do aumento de casos na região. O hospital também conta com 73 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para a doença.


Nos cinco primeiros meses de 2021, o HRC já ampliou o número de leitos sete vezes para poder atender à demanda dos 45 municípios da macrorregião do Cariri, passando de 44 leitos exclusivos para Covid-19 em janeiro para 117 no mês de maio, somando as unidades de UTI e Enfermaria. “Em dez anos de funcionamento, e para atender à necessidade da população frente à pandemia do coronavírus, o HRC se reinventou, transformando espaços internos e ajustando o seu corpo de colaboradores, de tal modo que conseguiu chegar ao máximo de leitos de UTI ativos da história desse hospital. São 118 leitos de UTI, sendo 73 exclusivos para Covid”, destaca o diretor médico do hospital, Damito Xavier.


Ele ressalta que o HRC não deixou de atender a outras demandas dessa região e “segue firme no seu propósito de salvar o máximo de vidas possível”. “Recebemos, ainda no mês de abril, mais 50 leitos da unidade de campanha, fazendo com que o HRC atingisse a marca de 365 leitos em sua totalidade. Esse crescimento mostra o compromisso do Governo do Estado do Ceará em não medir esforços para atender às demandas de saúde da população. Meu anseio, nesse momento, é que não desfaleçamos quanto às medidas de prevenção dessa doença. É necessário que cada um de nós faça sua parte. Só assim venceremos essa batalha”, orienta Xavier.


População deve manter cuidados

Os novos leitos de Enfermaria Covid foram abertos no início desta semana. “Hoje, dispomos de 117 leitos Covid no HRC e nossa taxa de ocupação se mantém muito alta. Nossas equipes lutam todos os dias bravamente para salvar o máximo de vidas possível, porém todos nós, enquanto cidadãos, também podemos contribuir fazendo cada um a sua parte”, indica a diretora geral do HRC, Desmostênia Coelho.


Enquanto a vacinação está em andamento, Coelho recomenda manter todos os cuidados, como o uso correto de máscara, higienização frequente das mãos e distanciamento social sempre que possível. “Todas as vidas são importantes para nós. Com a colaboração de todos, poderemos ter finais mais felizes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário