quinta-feira, 24 de junho de 2021

Vereador Matheus Leite destaca a importância da concessão do serviço de esgotamento sanitário do Crato para o desenvolvimento do município


Aconteceu no final da manhã desta quarta-feira (23), uma audiência pública para discutir sobre a concessão do serviço de esgotamento sanitário do município do Crato. O encontro foi transmitido pelo canal da Prefeitura Municipal, no YouTube. A concessão visa posicionar o município dentro das metas do Marco Legal do Saneamento que prevê a universalização dos serviços públicos e criação do Plano Municipal de Saneamento Básico - Esgotamento Sanitário.

O município está realizando, até o dia 28 de junho, a consulta pública para a concessão dos serviços de esgotamento sanitário do Crato. Essa é a oportunidade para a população conhecer, contribuir e aprimorar o Plano Municipal de Saneamento Básico - Esgotamento Sanitário e da licitação, que será realizada por meio de Leilão de Concessão do Serviço Público de Coleta, Transporte, Tratamento e Destinação Final de Esgotos Sanitários do Crato.

Defensor da iniciativa, o vereador Matheus Leite (PDT), destaca que “Não existem cidades de primeiro mundo, não existem países de primeiro mundo, que não tenham investido primeiro em saneamento. O saneamento traz saúde para o povo, traz bem-estar. Então, nós somos defensores ferrenhos de que esse projeto deve ser implementado. E também, da maneira como está sendo, é uma maneira inovadora. Só foram escolhidas no Brasil poucas cidades, e o Crato, está entre elas, e inclusive é o que está com o processo mais adiantado. Então, eu quero parabenizar a gestão municipal, na pessoa do prefeito Zé Ailton Brasil, por todo esse empenho", ressalta o parlamentar.

Matheus destaca ainda quais os próximos passos a serem seguidos, depois da realização da audiência pública. “Será enviado o projeto para a câmara, pra que a Casa possa votar, e após aprovado na câmara, vai haver um leilão na bolsa de valores, em São Paulo, onde empresas multinacionais, grandes empresas brasileiras, participarão, pra poder competir sobre quem vai gerir o sistema de esgoto do nosso município".

Após o leilão, acontecerá a assinatura do contrato e a empresa terá 14 anos para a implementação do saneamento básico total, que vai desde a coleta de esgoto até o tratamento, entregando uma água potável para o meio ambiente novamente.

A concessão visa posicionar o município dentro das metas do Marco Legal do Saneamento que prevê a universalização dos serviços e, desta forma, garantir melhores condições de vida para a população no que tange aos problemas de saúde inerentes à falta de esgoto, contribuir com o desenvolvimento econômico, da educação e do turismo na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário