quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Campanha: “Hanseníase e verminose têm cura é hora de prevenir e tratar” realizada em escolas do Crato

A Secretaria de Saúde do Crato, por meio da coordenação de Hanseníase e Tuberculose, reiniciou, desde a semana passada, a Campanha de Combate à Hanseníase.  Estão sendo realizadas atividades educativas e cartazes e folders estão sendo divulgados nas Unidades Básicas de Saúde e nas escolas.
Capitaneada pelo Ministério da Saúde, a campanha nacional tem como slogan: ‘Hanseníase e verminose têm cura é hora de prevenir e tratar’. O público alvo da campanha são os estudantes da rede pública na faixa etária de 5 a 14 anos. Os  colaboradores são integrantes do Programa de Saúde nas Escolas (PSE), as equipes de Saúde da Família e os profissionais da Educação municipal.
A coordenadora de Hanseníase e Tuberculose, Nágela Garcia, da Secretaria de Saúde do Crato, explica que essa campanha tem o intuito de reduzir a carga parasitária de verminoses em escolas inseridas no ensino público municipal; Identificar casos suspeitos de hanseníase através do “método do espelho” (utilização de formulário de mapeamento das lesões) e referenciar à rede básica de saúde, para confirmação diagnóstica e tratamento. “Na busca por casos de hanseníase, está sendo usado o formulário definido como “método do espelho”, a ser preenchido por pais ou responsáveis. Depois de feita a seleção dos formulários com a presença de lesões sugestivas, o aluno será encaminhado para ser confirmado ou não o diagnóstico e possível tratamento”, explica
As atividades da campanha incluem mobilização e orientações aos professores escolares, pais ou responsáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário