sábado, 24 de agosto de 2013

FEIRAS CONTINUAM MOVIMENTANDO AGRICULTURA E COMERCIO DO CARIRI



 
O dia do feirante é comemorado em 25 de agosto, data que marcou a realização da primeira feira livre no país, no Largo General Osório, em São Paulo, no ano de 1914.
A ideia surgiu dos próprios produtores, uma vez que após fazerem as vendas de seus produtos para donos de restaurantes e mercearias, não sabiam o que fazer com as mercadorias que restavam, assim, tentavam vendê-las a preços mais baixos, diretamente para a população.
O sucesso das feiras livres foi tão grande que persistem até os dias de hoje, pois os produtos estão em ótimo estado de conservação, fresquinhos, parecem até que foram colhidos na hora. Além das folhagens, leguminosas, ovos e frangos, também são comercializados vários outros produtos. São barracas de pastéis e caldo de cana, de defumados como linguiças e carnes, queijos, doces, salgadinhos, farinhas, além de outros que não tem nada a ver com o meio, mas que também são vendidos no local, como roupas, DVDs, CDs, consertos de panela etc.
Em Crato existe a tradicional feira realizada todas as segundas-feiras nas proximidades do Mercado Walter Peixoto
Outra feira que se destaca é a feira de produtos orgânicos, que trabalha com produtos sem acréscimo de agrotóxicos, feira esta que acontece todas as sextas-feiras na rua do Kariris e nas manhãs de sábado é realizada na Praça Dona Ceicinha, no Seminário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário