quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Lavras da Mangebira-CE: Rodovia Padre Cícero está em obras

Quem trafega pela CE-385, conhecida Rodovia Padre Cícero, próximo à localidade de Quitaiús, zona rural deste município, na região Centro-Sul do Estado, deve ficar atento. Há um desvio a ser tomado. Operários fazem o serviço de reforço de viga e reconstrução da laje da ponte sobre o riacho Suçuarana. O tráfego na estrada é intenso, pois é uma das principais vias de acesso à região do Cariri.


Há quase dois meses, a laje da ponte cedeu e apresentou um buraco, mesmo no meio do piso. Havia risco de a estrutura ceder. Mesmo assim, durante o período, o tráfego de veículos leves e pesados permaneceu regularmente. O Departamento Estadual de Rodovias (DER) sinalizou o trecho, indicando tráfego em meia-pista, e fez um desvio que somente começou a ser utilizado recentemente.

O trecho da Rodovia Padre Cícero em recuperação requer atenção redobrada dos motoristas, em particular dos condutores de veículos pesados, como caminhões e carretas. Um desvio na rodovia mantém o tráfego 




O gerente do 10º Distrito Operacional do DER, no município de Crato, Luís Salviano de Matos, explicou que a demora no serviço de recuperação da ponte foi decorrente da necessidade de elaboração de um projeto de engenharia para indicar o tipo de intervenção a ser feito na estrutura da mesma.



"Os estudos demonstraram que não há necessidade de construção de uma nova ponte, mas serviço de reforço de viga e colocação de uma nova laje", disse Salviano. "Em 60 dias, o trabalho deve ficar concluído".



Em fins de junho, a laje cedeu, abrindo um buraco e expondo a malha de ferro. Havia risco de acidentes e a recuperação da ponte foi considerada como obra emergencial. Inicialmente, os operários do DER trabalharam na conclusão de uma via secundária de tráfego, necessária para que o conserto da ponte seja realizado.



Vistoria



O desvio ficou concluído em três dias, pois o caso exigia urgência, mas curiosamente não chegou a ser utilizado. O DER optou pela sinalização de advertência, uso de meia pista e preferiu aguardar o início da obra. Engenheiro calculista contratado pelo DER fez uma vistoria na ponte e elaborou um projeto de cálculo estrutural. "A solução apresentada pela engenharia de cálculo indicou a necessidade de reforço de vigas e a reconstrução da laje.



A implantação do desvio evitou o fechamento do tráfego na Rodovia Padre Cícero, que apresenta elevado fluxo de veículos. O trecho requer atenção redobrada dos motoristas, em particular dos condutores de veículos pesados (caminhões e carretas). A sinalização recomenda atenção e passagem em reduzida velocidade. A ponte sobre o Riacho Suçuarana fica distante apenas 500 metros da localidade de Quitaiús e próximo ao entroncamento da CE 385 com a BR 230 (conhecida Transamazônica). Tem uma altura de cerca de seis metros e uma extensão de 15 metros. A estrutura da laje da ponte está comprometida. Os ferros que dão sustentação estão expostos sob o piso.



Quando a Rodovia Padre Cícero foi construída, a ponte já existia há vários anos e não foi dimensionada para o tráfego atual de veículos que aumentou em quantidade e peso de carga.



"Aproveitaram a ponte que já existia, mas não viram que a estrutura dela já estava comprometida", observou o representante comercial, Darlan Pires, que semanalmente trafega pela via. "Ainda bem que começaram a fazer o serviço".



Sinalização



Quem segue pela Rodovia Padre Cícero (CE 385) no sentido Lavras da Mangabeira (Caririaçu) é a primeira ponte. O engenheiro residente do DER, em Crato, Luís Salviano, solicitou compreensão dos motoristas e obediência à sinalização. "Os condutores devem usar o desvio e trafegar em baixa velocidade", disse. "Todo o trecho está sinalizado".



Salviano reafirmou o esforço dos operários da empresa contratada para o serviço de reconstrução da laje e reforço de pilares para que a obra seja concluída no prazo anteriormente definido de 60 dias.



"No começo de outubro, queremos liberar o tráfego", disse. A expectativa é que não ocorra necessidade de novas intervenções à medida que a estrutura da laje for demolida, limitando o serviço ao projeto estrutural definido e contratado. Dessa forma, acredita-se que o perigo antigo, alertado pelos motoristas, deve diminuir nesse trecho rodoviário.



Mais Informações:



DER-Departamento Estadual de Rodovias, Av. Godofredo Maciel,3000, Fortaleza

Telefone: (85)3101.5723
www.der.ce.gov.br 

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