sábado, 31 de agosto de 2013

Procissão de Nossa Senhora da Penha encerra festejos à padroeira do Crato, neste domingo


Com uma grande procissão e estimativa de público de cerca de 70 mil pessoas, segundo os organizadores, será encerrada neste domingo a festa alusiva à padroeira do Crato, Nossa Senhora da Penha. Este ano, a paróquia completa 245 anos e 99 anos como Catedral da Sé. Todos os dias foram realizados os noitários e missas, com grande participação de fiéis. Foi um público de, em média, 3 a 5 mil pessoas por dias, com a parte social da festa.
Neste domingo, dia 1º de setembro, a alvorada festiva abre o dia de comemorações, às 6 horas, seguida de celebração de missas às 7 horas e 9 horas, salva de fogos ao meio-dia, além da celebração consagrada à Nossa Senhora da Penha, às 16 horas, antes da saída da procissão pelas principais ruas do Centro do Crato. Já às 17 horas, acontece a bênção do Santíssimo e encerramento.
Ano passado, uma grande multidão lotou as ruas do Crato, proporcionando um espetáculo de fé pela cidade. Já este ano, Padre Edmilson afirma a expectativa é que esse número se repita, já que a cada ano é maior a quantidade de fiéis de Nossa Senhora da Penha, na cidade.
 ROTEIRO DA PROCISSÃO
 Saída da Praça da Sé, o cortejo segue pelas ruas Dom Quintino, Coronel Antônio Luiz, Nossa Senhora de Fátima, 21 de Junho, Coronel Secundo, José Alves de Figueiredo, Araripe, Pedro II, Coronel Luiz Teixeira, Nelson Alencar, Bárbara de Alencar e Dr. Miguel Limaverde.
 A festa foi aberta no último dia 22, com uma carreata com cerca de 3 mil veículos. O tema da festa este ano é: “Com a Mãe da Penha seguimos Jesus, nossa luz”. Segundo o Padre Edmilson Neves, pároco e cura da Catedral de Crato, a preparação para os festejos à Nossa Senhora da Penha foi iniciada há vários meses e, este ano, realizada de forma diferente, com a pré-festa, durante 9 dias, como forma de dar maior visibilidade na área da paróquia.
 A devoção à Nossa Senhora da Penha começou a partir do momento em que os frades capuchinhos chegaram ao Cariri, no período da colonização, há mais de 300 anos. A primeira imagem veio para o Crato da Basílica de Nossa Senhora da Penha, em Olinda-PE, e ainda existe preservada na paróquia. A justificativa para que viesse ao Crato é que imagem ficou pequena no altar construído na Basílica daquela localidade. A imagem foi adquirida na França. O padre ressalta a devoção à Nossa Senhora da Penha na Região e no Brasil, a exemplo das cidades de Campos Sales, no Cariri, e paróquias da Penha em São Paulo e Rio de Janeiro. A santa é também padroeira da Diocese.
 INFRAESTRUTURA
 Este ano, a festa conta com uma grande infraestrutura. Diversos órgãos e secretaria da administração municipal deram apoio para garantir as melhores condições para realização das comemorações. Padre Edmilson Neves, esteve reunido com o prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, no intuito de melhor encaminhar os serviços de segurança necessários para a festa. O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), estará coordenando e organizando o melhor fluxo de veículos pelas ruas, além do cortejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário