segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Prefeitura do Crato e Grupo de Tradições Afro realizam oficina de dança afro


O Governo do Crato, através das Secretarias de Cultura e de Trabalho e Desenvolvimento Social, juntamente com o grupo Olu Odo - Grupo de Danças e Tradições Afrodescendentes, realiza o projeto “Respeite as diferenças”, uma oficina de dança afro. O projeto busca inicialmente criar um grupo de dança, trabalhando a lei 10.639, através da mitologia dos Orixás, uma valorização da identidade social e cultural dos caririenses, através da arte e educação.
Com intuito de quebrar o preconceito ainda arraigado contra as manifestações de matrizes afrodescendentes, o grupo pretende realizar ações educativas, como palestras e capacitação de facilitadores.
A facilitadora do curso, Yaskára Rodrigues, afirma o trabalho tem um compromisso com o fortalecimento das culturas afro brasileiras, tão presentes na região, através de práticas artísticas, culturais e teóricas, como a dança, interpretação, aulas teóricas baseadas em autores com a temática afro brasileira, música, entre outras. “Temos uma grande expectativa em relação ao grupo, que além de preparar o corpo, prepare as pessoas para uma vivência de mundo, rompendo preconceitos e paradigmas, e que as ajude a se reconhecerem e identificarem-se com suas raízes, explica.”
O grupo se organiza para em breve fazer apresentações abertas em espaços públicos, a fim de interagir com a comunidade em geral.As oficinas acontecem aos sábados, das 14h às 16h, no hall do Teatro Municipal Salviano Arraes, em três etapas. A primeira etapa terá duração de dois meses, com estudo e pesquisa dos orixás; a segunda etapa, mais dois meses, com confecção de material e figurino e a terceira etapa, quatro meses, com circulação de apresentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário