quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Comunidade do Gesso realiza quinta trocaria neste domingo




Poesia, artes visuais, música, atividades recreativas, troca de livros, roupas e mudas de arvores são algumas das ações que irão acontecer em mais uma edição da Trocaria no Gesso  neste domingo, dia 22, a partir das 15h00, no Campinho da Comunidade.   

Essa é a quinta edição da Trocaria  que visa contribuir com o processo de organização política da comunidade, através de atividades  criativas e artísticas. A ação é realizada uma vez por mês e conta com um conjunto de parceiros que vão deste  os movimentos sociais ao poder público. 

A Trocaria que é uma iniciativa do Coletivo Camaradas que  vem dando  visibilidade a uma área de vulnerabilidade social do Município e abrindo possibilidades para implantação de políticas públicas na localidade. 

O Coletivo Camaradas escolheu a área para desenvolver as suas iniciativas  artísticas há cerca de quatro anos e esse ano vem intensificando as atividades. Dentre elas a Trocaria, oficinas, vivências, pipada, intervenções  e constantes reuniões. O grupo deverá implantar no próximo ano uma biblioteca comunitária através de parceria com o Instituto Enoque Rodrigues e o Instituto de Memória e da Cidadania do Cariri. 

A comunidade será beneficiada com uma Quadra Coberta em 2014. De acordo com do Secretário de Esportes do Crato, Robério Nogueira,  a quadra é fruto de emenda parlamentar do deputado federal João Ananias e destaca que o equipamento esportivo proporcionará a comunidade além da pratica esportiva outra ações de integração comunitária.    

Para o “artivista” do Coletivo Camaradas, Ricardo Alves, o grupo vem realizando atividades na comunidade há algum tempo e destaca que  havia uma inquietação para realizar um trabalho efetivo. “a Trocaria  foi um pretexto para fixar atividades de contribuição artística, politica e  educacional na  comunidade”, salienta Ricardo. 

A Trocaria conta com a parceria do Projeto Nova Vida, Companhia Brasileira de Teatro Brincante, Laboratório de Estudos, Vivencias e Experimentos em Arte Contemporânea, Programa Nacional de Interferência Ambiental – PIA, Philantropia Alternativa, União da Juvenude Socialista – UJS, Coletivo Foto Crato, Grupo de Performances Cênicas, Laboratório Paídea da Universidade Federal do Cariri – UFCA e das secretarias municipais de Trabalho  e Desenvolvimento Social, Esporte, Educação, Saúde, Serviços Públicos e a Coordenadoria de Políticas Púbicas para Juventude. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário