segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Crato exibirá a 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América Latina 2013


O município do Crato participará nos dias 17  e 18 deste mês de dezembro como ponto oficial de exibição da 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América Latina 2013. O evento será realizado nas dependências do Museu J. de Figueiredo Filho, às 21h, onde serão exibidos cinco filmes, entre longas e curtas-metragens. A ação está sendo desenvolvida pela Prefeitura Municipal e Secretaria de Cultura (SECULT), através da Célula de Audiovisual e Novas Mídias.
Lançada em 2006, a mostra tem como objetivo utilizar a linguagem cinematográfica para disseminar e fortalecer a cultura dos direitos humanos em todo o país. Os filmes trazem temas relacionados ao direito à memória e à verdade, diversidade sexual, inclusão de pessoas com deficiência, população de rua, entre outros. Paralelo à mostra, será implementado o projeto Inventar com a Diferença, que tem como proposta a capacitação de educadores de escolas públicas em torno dos direitos humanos.
Para democratizar o acesso a pessoas com deficiência auditiva e visual, todas as películas serão exibidas em sistema closed caption que, além das legendas, informa os sons que fazem parte da cena e contém audiodescrição do cenário.
A mostra é uma realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Cultura, e conta também com o patrocínio da Petrobras, do BNDES, e com a produção do departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense.
Confira a programação:
Dia 17 de dezembro:
- "Caixa D'água: Qui-Lombo é esse?": Dir. Everlane Moraes/ Doc/ 2012/ 15'
- "Doméstica: Dir. Gabriel Mascaro/ Doc/ 2012/ 75' 
- "Brasília segundo Feldman: Dir. Vladmir Carvalho/ Doc/ 1979/ 22'

Dia 18 de dezembro:
- "Kátia": Dir. Karla Holanda/ Doc/ 2012/ 74'
- "As Hiper-Mulheres: Dir. Takumã Kuikuro, Carlos Fausto, Leonardo Sette/ Doc/ 2011/ 80'

Nenhum comentário:

Postar um comentário