quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Curtas da Política por Donizete Arruda
21/01/2014 às 09:45

2




Donizete Arruda
Jornalista Donizete Arruda (Foto: Agência Miséria)
Explosão da Câmara do Crato

Quem viu, prefere negar ter visto. Os vereadores do Crato começaram a rezar. Sabem que o futuro deles é incerto. Temem não apenas ser cassados, mas até mesmo serem presos. É o maior escândalo da história política do Crato. Após apresentar pedido de delação premiada e assegurar proteção à sua vida e o direito de ser ouvido separadamente no município, o vereador Helder França (Guer) depôs por mais de cinco horas ao promotor de Justiça Lucas Azevedo. Revelou todas as negociatas sobre a desaprovação das contas do ex-prefeito Samuel Araripe. Entregou nomes, valores, personagens e a história que enlameia a Câmara de Vereadores. Poucos vão escapar ilesos. O depoimento é mantido sob segredo de justiça. Mesmo precavido, Guer teme por sua segurança após a divulgação do teor de suas bombásticas revelações.

Razões que levaram à confissão

Nem o promotor Lucas Azevedo sabe ao certo as razões que motivaram o vereador Guer, cunhado de Samuel Araripe, a contar em detalhes toda a operação planejada para aprovar as contas do ex-prefeito, um escândalo que ameaça de cassação meia Câmara e cadeia para alguns dos envolvidos. Guer sabe tudo, pois em quase todas as negociações testemunhou os acertos e montou o quebra-cabeça para alcançar o objetivo final com o menor custo político e financeiro para seu chefe, o ex-prefeito Samuel Araripe. Guer não sabe o exato momento onde ele e Samuel perderam o controle e acabaram envolvidos nessa crise, que parece, a cada dia, mais distante de chegar ao fim.

Negociatas na base do dinheiro

Não há como os vereadores do Crato negarem. Em sua confissão, Guer revela quem pediu vantagens não republicanas para votar a favor das contas de Samuel Araripe. Também disse um a um os valores solicitados e os embates travados para conseguir a maioria dos votos. Guer não comprometeu, em seu depoimento, o atual prefeito do Crato, Ronaldo Matos, mas não poupou quase nenhum de seus colegas da Câmara Municipal. Quando vier a público o que declarou ao Ministério Público, sua permanência no Legislativo cratense será em ambiente de muita tensão e ele próprio teme por sua vida e de sua família.

Juazeiro vive racha na Câmara

Nas eleições do dia 4 de fevereiro, hoje existem três vereadores disputando o lugar que pertencia a Antonio de Lunga: Darlan Lobo, Capitão Vieira e Gledson Bezerra. O empenho do secretário de Governo, Mauro Macedo, é grande para eleger o vereador Capitão Vieira. Governista, Vieira diz ter 15 votos, porém a contagem verdadeira é bem diferente e o resultado é imprevisível. Hoje, o cenário aponta Capitão Vieira com oito votos: Preto Macedo, Bertran, Zé Ivan, Sargento Nivaldo, Mara, Didi do Amarílio, Adauto Araújo e o dele. O presidente em exercício, Darlan Lobo, também tem oito votos: o dele, Tia Rita, Normando Sóracles, Danty Benedito, Zé de Amélia Junior, Alberto do PT, Claudio Luz e Firmino. O fiel da balança serão os votos do terceiro candidato, Gledson Bezerra, que tem cinco: Tarso Magno, João Borges, Cledmilson, Claudionor e o próprio Gledson. Quem Gledson apoiar vence.

Expulsão à vista de petista

O presidente do PT do Crato, Tota Lobo, instalará uma Comissão Investigativa para avaliar a conduta do vereador Amadeu de Freitas, diante do processo de votação das contas de gestão do ex-prefeito Samuel Araripe. Como revelaram as gravações divulgadas pela mídia, 15 dias antes da votação acontecer, Samuel já tinha conhecimento de que o voto do petista Amadeu seria pela aprovação. E ciente disso, revelava aos demais vereadores como trunfo para seu assédio por mais votos dentro da Câmara. Essa postura adesista de Amadeu está sendo contestada internamente no PT e, se não houver uma defesa bem sustentada do vereador, ele corre o risco de uma punição exemplar: ser expulso do partido.

Compromisso aberto com Eunício

O prefeito Ronaldo Matos saiu em defesa do nome do senador Eunicio Oliveira para o Governo do Ceará. “Com a impossibilidade do governador Cid se candidatar novamente, é legitimo que todos os partidos que compõem a base apresentem seus nomes. Nós do PMDB – e sem nenhum demérito aos demais postulantes -, temos um dos melhores quadros políticos do Estado, com reconhecimento nacional e que muito já tem feito pelo Ceará, que é o senador Eunício Oliveira. Sou um entusiasta de sua candidatura. Quando abril chegar, vamos sentar à mesa e esperamos que essa aliança, que tanto já fez pelo nosso Estado, seja mantida com o apoio do PRO S e do PT à candidatura de Eunício ao Abolição, que será o melhor para o Ceará” . Ronaldo, que estava ausente do Crato na quinta-feira passada, retornou às pressas para recepcionar o senador em uma festa de formatura na Cidade.

Disse me disse

Mudou de lado. Tido como apoiador da candidatura do ex-prefeito Samuel Araripe à Assembléia, o vereador cratense Roberto Anastácio usou as redes sociais para negar o fato. Anunciou que votará em Sineval Roque.

Pestígio em alta, o prefeito de Mauriti, Evanildo Simão, esteve reunido com o deputado federal José Guimarães e o presidente nacional do PT, Rui Falcão.

Na reunião desses influentes dirigentes do PT cearense e nacional, eles avaliaram a atuação do partido no Sul do Ceará e debateram os nomes dos pré-candidatos a deputados estaduais e federais.

Evanildo Simão foi sondado por Rui Falcão para assumir a coordenação da campanha à reeleição da presidente Dilma no Cariri.

Os vereadores de Barbalha, Rildo Teles e André Feitosa acertaram uma trégua. Rildo negou estar pré-candidato a prefeito e André fez de conta que acredita. Rildo devolveu ao ex-prefeito Romel Feijó a prerrogativa de conduzir a oposição em Barbalha. Contudo, afirma o desejo de continuar seu trabalho nas comunidades.

Quanto a apoiar a candidatura de Argemiro Sampaio em 2016 – faltam ainda quase três anos para as eleições municipais - espera primeiro o resultado de 2014. Depois do resultado das urnas estaduais, irá avaliar o cenário local. Em tempo: Rildo não votará mais em Zé Arnon para deputado federal.

Francisco Castro Bonfim é o novo secretário de Segurança do Crato. Delegado aposentado, já comandou a PF no Cariri.

Desculpe a ignorância, o vereador Guer abriu o bico e vai levar quantos colegas para a cadeia com suas revelações no escândalo da Câmara do Crato?

Fonte: Jornal do Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário