quinta-feira, 23 de janeiro de 2014



Barbosa critica colegas por dar mais um mês de liberdade a João Paulo

Em viagem a Paris, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, criticou os colegas que assumiram o comando da corte durante suas férias por terem dado "um mês a mais de liberdade" ao ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (PT-SP), condenado no esquema do mensalão.
O tom de Barbosa foi de crítica aos colegas –Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski– que assumiram a presidência interinamente em janeiro e não assinaram o mandado de prisão do petista. Mas ele também tirou férias  e viajou sem assinar.

Justiça quebra sigilos e bloqueia bens da família Perrella

A Justiça de Minas Gerais autorizou nesta quarta-feira (22) a quebra dos sigilos fiscal, bancário e telefônico do senador Zezé Perrella (PDT-MG), do deputado estadual Gustavo Perrella (SDD), filho do senador, e de ex-diretores da Epamig (estatal mineira de pesquisa agropecuária). Todos são citados em ação de improbidade administrativa proposta neste mês pelo Ministério Público do Estado. Cabe recurso da decisão.
A Promotoria aponta irregularidades em contratos firmados de 2007 a 2011, nos governos tucanos de Aécio Neves (2003-2010) e Antonio Anastasia (2010-), entre a Epamig e a Limeira Agropecuária, empresa da família Perrella, dentro do programa Minas Sem Fome.

Justiça nega novos pedidos de trabalho externo para condenado no mensalão

A Justiça de Mato Grosso negou todos os novos pedidos de liberação para trabalho e estudo feitos pela defesa do ex-deputado Pedro Henry (PP-MT).
Primeiro condenado do mensalão autorizado a trabalhar fora da cadeia, Henry poderia, com as novas ocupações, reduzir em mais da metade o tempo que passaria efetivamente preso, a cada semana.

Quase 60% dos médicos formados no Brasil são reprovados no Exame do Cremesp

O índice de reprovação dos 2.843 médicos recém-formados em São Paulo que prestaram o Exame do Cremesp (Conselho Regional de Medicina de São Paulo) 2013 foi de 59,2%. O índice é maior que o de 2012, ano em que a prova se tornou obrigatória, quando 54,5% foram reprovados.
Apesar de obrigatório para conseguir a licença médica, o exame não tem caráter eliminatório. Isso significa que mesmo que o médico não passe na prova, ele ainda poderá exercer a medicina. 

Ministério da Saúde recebe primeiro lote de vacinas contra HPV

Em sua 19ª visita ao Estado de São Paulo em seis meses, o ministro da Saúde e pré-candidato ao governo paulista, Alexandre Padilha (PT), anunciou ontem o recebimento do primeiro lote de vacinas contra o HPV, que devem ser ofertadas pelo SUS a partir de março.
O vírus, sexualmente transmissível, está relacionado a vários tipos de câncer, principalmente ao de colo de útero (95% dos casos) e ao surgimento de verrugas genitais. O câncer de colo de útero é o segundo tipo que mais atinge as brasileiras, atrás do câncer de mama.
A meta é vacinar, até o fim do ano, 5 milhões de garotas entre 11 e 13 anos. 

82% dos paulistanos são contra rolezinho, diz pesquisa Datafolha

82% dos paulistanos se dizem contra os encontros de jovens da periferia em shopping centers.
As atitudes que mais incomodam os paulistanos nesse ambiente são as correrias (70%), gritarias (54%) e aglomerações (46%). Sua tradução preferida para o verbo "zoar", muito usado nas convocações de rolezinhos pelas redes sociais, é "provocar tumulto" -verdadeiro objetivo das reuniões para 77% dos ouvidos pelo Datafolha.
O propósito declarado dos adeptos dos rolezinhos -"apenas se divertir"- convence não mais que 18% dos paulistanos. Tamanha desconfiança é o que deve estar por trás da constatação de que 83% dos entrevistados que têm filhos menores de 25 anos não concordariam com sua participação num desses encontros.

Dom Odilo diz não ter ligação com desvios do banco do Vaticano

Na primeira entrevista desde que foi afastado da comissão que supervisiona o banco do Vaticano, o cardeal Odilo Scherer afirmou na quarta-feira (22)  que não tinha conhecimento de fraudes ou desvios de dinheiro da Santa Sé.
O arcebispo de São Paulo se disse injustiçado pela associação entre os escândalos financeiros na Igreja e as mudanças no IOR (Instituto para as Obras da Religião), determinadas na semana passada pelo papa Francisco.
Segundo dom Odilo, as trocas são "normais" e eram esperadas com a posse de um novo pontífice. 

Mais Médicos supre 58% das vagas prometidas até março

Com a confirmação de uma nova leva de inscritos, o programa federal Mais Médicos conseguiu suprir 58,06% da meta de preencher 13 mil vagas de médicos até março.
Segundo informações do Ministério da Saúde, a terceira rodada de inscrições terá a participação de 423 médicos que já atuam no Brasil e de 468 profissionais que atuavam no exterior. Com eles, o programa conta com 7.549 médicos.
Os médicos que já atuam no Brasil começarão a trabalhar em 3 de fevereiro; os demais, em 5 de março, após terem aulas num curso de acolhimento.

Empresária é encontrada viva dentro do carro dois dias após acidente

socorrida na manhã desta quarta-feira (22), em Renascença (PR). O veículo, um Ecosport, capotou na última segunda-feira em um barranco as margens da PR-280 e somente dois dias depois foi encontrado por um agricultor.
Zelinda ficou presa no carro sem água, comida e enfrentou as altas temperaturas dos dois últimos dias na região até ser encontrada pelo agricultor Adelir Capoani, que passou de trator próximo ao local do acidente para pulverizar uma lavoura.

Temporal deixa pessoas ilhadas em São Paulo

Um temporal deixou pessoas ilhadas na noite desta quarta-feira (22) na região metropolitana da capital paulista. Em Osasco, 40 pessoas ficaram presas dentro de um ônibus com o alagamento da Rua da Estação. O Corpo de Bombeiros precisou usar botes no resgate. A corporação também teve de atender a várias pessoas ilhadas na região do Rio Pequeno, zona oeste paulistana.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a chuva causada pelo calor e pela entrada de uma brisa marítima chegou a deixar toda a capital paulista em estado de atenção. Foram registrados três pontos de alagamento intransitáveis na cidade, na Freguesia do Ó, zona norte, no Butantã e na Lapa, ambos na zona oeste. Na zona sul, houve queda de granizo.
Choveu moderadamente nos municípios de Taboão da Serra, Embu, Cotia e Itapecerica da Serra, todos na região metropolitana da capilta.

Grávida de 5 meses era espancada e mantida acorrentada dentro de casa pelo marido

Uma jovem de 23 anos e que está grávida de 5 meses era mantida acorrentada pelo marido durante o cárcere privado. Segundo informações de Juliana Brasil, delegada da Mulher de Guarabira, onde foi notificado o caso, a mulher era espancada e estuprada. Os atos de violência vinham ocorrendo dentro da residência do casal na zona rural entre os municípios de Pilõenzinhos e Serraria, no Brejo paraibano. O caso foi descoberto nessa terça-feira (21).

A delegada informou que a jovem estava casada há um ano com o homem e há alguns meses as torturas começaram. Alegando ciúmes, o suspeito da violência doméstica mantinha a mulher isolada, sem contato com parentes e vizinhos.



A vítima conseguiu fugir do cárcere e passou mais dez horas perambulando dentro de uma mata. “Ela ficou quase o dia todo andando por uma mata até conseguir socorro. A jovem estava com a corrente no tornozelo o que lhe causou ferimentos. Os policiais militares trouxeram a mulher para a Delegacia da Mulher, onde foi feito o flagrante”, disse a delegada, acrescentando que diligências estão feitas para prender o suspeito.

A mulher está recebendo atendimento médico-psicológico e está sob custódia das autoridades policiais. A delegada Juliana Brasil disse que o homem vai responder por cárcere privado, injúria, estupro, ameaça e lesão corporal.


Maranhão registra a quarta morte de detento neste ano

Mais um detento morreu em uma unidade prisional do Maranhão nesta quarta-feira (22). É a quarta vítima em presídios do Estado apenas neste mês.
O assassinato ocorreu durante a tarde na UPR (Unidade Prisional de Ressocialização) de Santa Inês, município a cerca de 230 km da capital, São Luís.
Segundo informações preliminares da Polícia Civil da cidade, o detento foi encontrado morto dentro de um balde de lixo.
Além do caso de Santa Inês, outros três presos morreram este ano em Pedrinhas, complexo prisional alvo de críticas até de organismos internacionais por violação aos direitos humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário