terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Programa Minha Casa Minha Vida em Crato sai definitivamente do papel

O programa Minha Casa Minha Vida em Crato começa a sair definitivamente do papel na gestão do prefeito Ronaldo Gomes de Mattos. De acordo com o secretário da Cidade, José Muniz, o Minha Casa Minha Vida existe, está em pleno funcionamento e passando agora pela parte burocrática, ou seja, efetivação de convênios e  aporte de recursos para início das obras.

Ao mesmo tempo, a prefeitura iniciou nas comunidades ciclos de palestras para informar como a população pode participar do programa para adquirir sua casa própria, bem como, em outro momento, retornará aos bairros para cadastrar as pessoas. Em fevereiro as obras se iniciam. O secretário já manteve contato com as empresas ganhadoras que irão construir os conjuntos habitacionais. A prefeitura vai agora, segundo Muniz, fazer a sua parte deslocando famílias para os conjuntos e dotando os conjuntos de toda a infraestrutura possível, como creches, praças, ampliar escolas próximas para receber novos alunos, ampliar  o sistema de transporte escolar, enfim, montar toda a estrutura definitiva desses conjuntos habitacionais novos.

As primeiras casas do programa em Crato serão construídas em dois conjuntos habitacionais no Barro Branco. Estão sendo contratadas junto à Caixa Econômica mais 1.300 casas para  a construção de um conjunto na Vila Lobo (nas proximidades do Vale do Amanhecer)  outras  816 casas também na Vila Lobo, na entrada do Baixio das Palmeiras, na estrada que dá acesso à Arajara. O programa MCMV não se trata apenas de construir casas, mas de novos ambientes e surgimento de novas comunidades com estrutura montada gerando mais qualidade de vida para a população. Para este ano de 2014 a prefeitura  em parceria com os governos federal e estadual inicia 1.578 casas com uma complementação que está sendo negociada passando de duas mil casas.  Até 2016 a previsão é que quatro mil casas sejam conveniadas com a Caixa Econômica Federal, órgão financiador do programa.

Com esses números do Minha Casa Minha Vida a ideia é diminuir significativamente o déficit habitacional do Crato, estimado atualmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 5.669 unidades habitacionais.

Prefeitura do Crato e SECULT promovem oficina de dança contemporânea

A Prefeitura do Crato e a Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), através da Célula de Gestão de Equipamentos, realizam de 22 a 24 e 27 a 31 de janeiro, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, das 10h às 12h, oficina de dança contemporânea com o professor e coreógrafo EdneyD’Conti. A oficina reúne estratégias lúdicas que articulam movimentos cotidianos e a prática em dança contemporânea, orientadas por atividades físicas dançantes que desenvolvem a criatividade, fortalecem habilidades e promovem alternativas físicas e de consciência corporal. Uma pesquisa do corpo e suas possibilidades de movimentações. Bailarino, coreógrafo e professor de dança, EdneyD’Conti é professor de dança contemporânea da Cia. de Dança e do Centro de Movimentos Deborah Colker. Ele coreografou para várias companhias de dança e espetáculos de teatro, e participou também, como bailarino, do programa Amor & Sexo, da Rede Globo.

Novos secretários municipais tomam posse nesta segunda-feira, 20

Na manhã desta segunda-feira, 20, tomam posse dois novos secretários na gestão do prefeito Ronaldo Gomes de Mattos, em Crato. Na secretaria de Segurança Pública, Cidadania, Transporte e Trânsito, sai Afonso Siqueira e entra Dr. Castro Bonfim, delegado aposentado da Polícia Federal. Afonso assume outra função dentro da mesma secretaria. Na secretaria de Obras Alender Honório sai e entra Tacio Luís de Carvalho. As posses acontecem nesta segunda-feira, 20, na sede do Demutran, no Bairro São Miguel, às 8 horas.

Crato se prepara para romaria de Nossa Senhora das Candeias

Na última sexta feira, 17, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Crato organizou uma reunião no Gabinete do Prefeito onde foram traçadas algumas das ações para a Romaria de Nossa Senhora das Candeias no município. É notório que a cidade de Juazeiro do Norte contempla um maior número de romeiros, todavia há uma procura considerável de turistas religiosos a cidade do Crato na peregrinação das Candeias.

Tendo como objetivo disponibilizar segurança, conforto e comodidade ao turista religioso foi esclarecido durante a reunião que o município do Crato estará preparado  para atender todos os romeiros da melhor forma durante os dias 29, 30 e 31 de janeiro e 1º. de Fevereiro, dia que antecede ao de Nossa Senhora das Candeias, comemorado dia 2 de fevereiro e é nesse dia em que os fiéis procuram a cidade de Juazeiro do Norte pela tradição da procissão. Na reunião estiveram presentes além do secretário de Desenvolvimento Econômico, Venâncio Saraiva, a secretária de Cultura Dane de Jade, a secretária de Saúde do município, Aline Alencar, da Assistência Social Elizangela Rodrigues, do corpo de bombeiros, capitão Assis Sobrinho,  do Demutram Alfredo Alencar, da Guarda Municipal Paulo Sergio e da Diocese do Crato Padre Edmilson Neves. Na ocasião ficaram definidos os seguintes pontos: a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Núcleo de Turismo estará com stands com técnicos disponibilizando informações sobre a cidade como um todo. A Assistência Social do Crato estará com uma equipe de profissionais especializados com atendimento especial a crianças e idosos, apoio aos turistas que se perderem na cidade, bem como,  com fiscalização em relação ao trabalho e prostituição infantil. O  Demutran estará aparelhando a sinalização de forma a facilitar a logística do turista. A Secretaria de Meio Ambiente estará distribuindo mudas de plantas como incentivo a preservação, os bombeiros irão promover sessões de exercícios e estarão a postos para situações emergenciais.

A Secretária de Saúde, Aline Franca ressalta que irá sinalizar com Casas de Saúde da cidade para necessidades hospitalares, mas ficarão a postos profissionais de saúde com atendimento de verificação de pressão arterial, distribuição de soros de reidratação oral e também atendimentos no Posto de Especialidades no Centro da Cidade. O responsável pela pasta de Desenvolvimento Econômico Venâncio Saraiva explica que o trabalho de incentivo ao turismo religioso será uma constante no município “O potencial turístico religioso do Crato é indiscutível, por meio do Governo do Crato estaremos trabalhando para que o nosso turista seja atendido da forma mais adequada e volte sempre” conclui.

Encontro discute o planejamento estratégico das comemorações dos 250 anos do Crato

Na última sexta-feira, 17,  estiveram reunidos no Salão Nobre da Prefeitura do Crato representantes das secretarias de Assistência Social, Educação, Esporte, Desenvolvimento Econômico, Assistência Social, Cultura, Saúde e assessoria da primeira dama do município para que fossem definidas algumas das estratégias para as comemorações dos 250 anos do Crato.
A reunião foi iniciada pela Secretária de Cultura Dane de Jade que apresentou uma planilha onde foram detalhadas informações sobre o direcionamento em relação as comemorações alusivas aos 250 anos da cidade do Crato. Com o chamamento “Eu faço parte dessa história” a secretária de cultura sinalizou a premissa de que no município uma das maiores potencialidades é a diversidade. “O real objetivo das comemorações será promover e divulgar o Crato com suas potencialidades culturais, originando ações culturais que atuem junto a comunidade de uma forma geral”, explica Dane da Jade. A proposta é que seja realizado um trabalho histórico, cultural e ambiental na união de estratégias de desenvolvimento de mobilização da educação, em meio a ações de cidadania e entretenimento.

Uma das peculiaridades das festividades dos 250 anos do Crato é que as atividades serão realizadas a cada dia 21, tendo inicio amanhã, 21 de janeiro indo até o ponto culminante das comemorações, no dia 21 de junho. Amanha, terça-feira, dia 21, será lançado o edital de criação da logomarca Crato 250 anos. O edital estará disponível no site da Prefeitura e o resultado está previsto para 21 de fevereiro. A próxima reunião onde serão tratados mais pontos sobre as ações do Projeto Crato 250 anos já está marcada para o próximo dia 28.


Nenhum comentário:

Postar um comentário