sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Secretaria da cidade realiza última reunião do programa Minha, Casa Minha Vida no Seminário

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal da Cidade, realizou a terceira e última reunião de apresentação do programa “Minha Casa, Minha Vida”, no bairro Seminário.

O encontro foi neste dia 23 de janeiro, no Centro de Educação Infantil (CEI) Madre Esmeraldo, na Rua Marcos Macedo. O encontro teve a finalidade de atender os moradores das comunidades de Lavras da Mangabeira, Vila Torta, Cacimbas e Vila Recreio.

A equipe social da secretaria contou com boa participação da comunidade da área e todas as informações a respeito do programa foram levadas aos moradores, além de orientações para os interessados em participar do programa “Minha Casa, Minha Vida”.

O programa é executado através de uma parceria entre a Prefeitura, Governo Federal, Governo do Estado do Ceará, com financiamento da Caixa Econômica Federal.


Secretário de Obras Públicas visita Galeria danificada no bairro Sossego

O secretário de Obras Públicas do Crato, Tácio Luiz e o diretor da secretaria de limpeza, obras e manutenção do Crato, José Roque da Silva estiveram  na manhã  desta quinta-feira, 23, visitando a galeria existente na rua Edilson Sucupira, bairro Sossego.

A visita foi realizada após denúncia de moradores deste importante bairro, e que foi imediatamente atendida.

Durante a visita, ficou determinado de interdição imediata de um trecho desta via e a abertura de processo licitatório para recuperação  da laje que está parcialmente destruída.

O secretário confirmou que a interdição será feita na tarde de hoje e visa proteger  a integridade física dos pedestres e motoristas para, e ao mesmo  tempo, solicita a compreensão de todos pelos transtornos que serão causados durante a execução da obra.


Semace conclui capacitação de Licenciamento Florestal em Crato

A Secretaria de Meio Ambiente do Crato realizou na manhã desta quinta-feira, 23, a cerimônia de entrega do certificado de capacitação “Licenciamento Florestal”, realizado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente - Semace, e ministrado pelos técnicos da DIFLO (Diretoria Florestal). O treinamento foi oferecido aos técnicos das secretarias de meio ambiente de vários municípios da Região do Cariri e abordou temas relevantes, como planos de manejo, novo código florestal, desmatamento, resíduos sólidos e agrotóxicos.

O evento contou com a presença do superintendente da Semace, Jose Ricardo Araújo Lima, o secretário de Meio Ambiente do Crato, Stephenson Ramalho, além de representantes da secretaria de Agricultura e do Desenvolvimento Econômico e Turismo, o comandante da Polícia Ambiental, Geopark Araripe e gestores de várias cidades da região.

Na ocasião, Jose Ricardo agradeceu a parceria com os secretários e falou sobre a importância da capacitação, ressaltando a satisfação de entregar os certificados, por considerar o treinamento de suma importância. Segundo ele, reforça o compromisso com a legislação ambiental e com o plano de manejo florestal. “Temos que fazer com que o manejo se torne cada vez mais fácil de ser feito e as pessoas se interessem e saibam da importância da sustentabilidade de produção”, afirma.

Segundo o superintendente da Semace, a capacitação teve o objetivo de levar aos técnicos mais conhecimentos do novo código florestal, para que os trabalhos possam ser mais embasados na legislação, disseminando ainda mais a importância do manejo, tornando a prática agrícola mais viável economicamente para o produtor, com menor impacto ao meio ambiente.


Saúde do Crato promove ações alusivas ao Dia Mundial do Hanseniano e Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase

Está sendo comemorado hoje, 24, o Dia Mundial do Hanseniano, e, no próximo domingo, o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase. Em virtude dessas datas, a Secretaria de Saúde do Crato, por meio da Coordenação de Hanseníase e Tuberculose, intensifica suas ações de assistência em saúde com atividades direcionadas a Hanseníase e tudo que diz respeito à doença, sintomas, tratamento, cura e combate.

A enfermeira Adriana Lima irá proferir palestra, na manhã de hoje, no Centro de Especialidades ( Posto da Grota) onde funciona o Centro de Referência em Hanseníase. As consultas com dermatologistas serão intensificadas e em todas as unidades de saúde do município os profissionais estarão disponibilizando informações acerca da doença.

De acordo com a coordenadora de Hanseníase e Tuberculose da Secretaria de Saúde do Crato, Nágela Garcia, o município estará desenvolvendo atividades direcionadas  ao  dia 27, próxima segunda-feira, até o dia 31, na sexta-feira, nos Postos de saúde e no Centro de Especialidades. “Serão feitas ações que se propõem a sensibilizar sobre a hanseníase, bem como fornecer informações importantes em relação a encaminhamento para exames e tratamento”, esclarece.

É importante saber que A Hanseníase tem cura, e o tratamento pode ser realizado nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), inteiramente gratuito.

Contato - Coordenadora de Hanseníase e Tuberculose da Secretaria de Saúde do Crato Nágela Garcia 88 99332198

Centro de Especialidades do Crato- 35232507


Ações de combate à dengue são desenvolvidas diariamente no Crato

Atividades planejadas de combate e prevenção a dengue vem sendo desenvolvidas diariamente pela coordenação de endemias da Secretaria de Saúde do Crato.

Seja na limpeza de vias e no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, os trabalhadores do setor de endemias vão organizando o trabalho com  levantamento de índices, tratamento, entrega de sacos de lixos para que a população remova seus resíduos e realize os telamentos em caixas d’água que ainda se encontram descobertas.

O coordenador do Núcleo de Endemias, Antonio Esmeraldo, explica que o trabalho é feito durante o ano inteiro, com os ciclos de prevenção. “Todos os meses, de forma continua, há trabalho preventivo e educativo”, enfatiza. A equipe já passou pelas localidades de Dom Quintino, Ponta da Serra, Sitio Quebra, Lagoinha dos Brito, Baixio das Palmeiras, Baixio do Muquém e atualmente estão sendo desenvolvidas atividades no Centro da cidade, no Conjunto Novo Crato, Cacimbas, Conjunto Nossa Senhora de Fátima (Mutirão), Seminário e Gisélia Pinheiro (Batateiras)”ressalta.

Todos os bairros do Crato serão assistidos no que diz respeito ao controle da proliferação do mosquito, contudo agora é época do trabalho ser ainda mais intensificado. É muito importante que a população participe fazendo sua parte em prol da saúde da comunidade como um todo.

“Uma população consciente juntamente com as medidas tomadas pelo controle de endemias do Crato são essenciais para a diminuição e possivelmente a erradicação da dengue”, diz Esmeraldo

Contato: Coordenação Endemias Antonio Esmeraldo- 96597568
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário