quarta-feira, 28 de maio de 2014

Ceará está na rota dos presidenciáveis
A- A A+
O Ceará virou rota dos pré-candidatos à Presidência da República na eleição deste ano. O Estado possui mais de seis milhões eleitores e é o oitavo maior colégio eleitoral do Brasil, o terceiro do Nordeste. A posição não é exatamente de destaque, mas, em uma eleição que pode seguir para o segundo turno, o apoio do eleitorado cearense pode, sim, fazer a diferença.
De olho na simpatia do eleitor, os presidenciáveis movimentam-se. Primeiro, Dilma Rousseff (PT) passou pelo interior cearense. Depois, Marina Silva (PSB/Rede) mobilizou as atenções da imprensa, em Fortaleza. Aécio Neves (PSDB) já ensaiou diversas visitas, mas ainda aguarda a definição do palanque no Ceará para desembarcar por aqui.  Agora, é Eduardo Campos (PSB) que planeja cumprir agenda no final de semana.
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) está preparando a agenda de visitas do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, pré-candidato da legenda à Presidência da República, a municípios do interior do Ceará. A agenda oficial ainda não foi divulgada, mas algumas informações já revelam o roteito do presidenciável, em solo cearense, neste final de semana. Durante a visita, Campos será acompanhado por lideranças do PSB, do PPS e da Rede Sustentabilidade (grupo que abriga aliados da ex-senadora Marina Silva que não conseguiu fundar o partido a tempo de disputar as eleições deste ano).
No sábado, Eduardo Campos começa o roteiro pela cidade do Araripe, onde visitará o Memorial em homenagem ao seu avô, Miguel Arraes. Dali, o presidenciável recebe o título de cidadania nos municípios de Juazeiro do Norte e Barbalha, na Região do Cariri, sul do Ceará.
No domingo, ele visita o Horto de Padre Cícero e depois se encontra com lideranças políticas em Araripe e no Crato. A visita ao Cariri será encerrada novamente em Barbalha, na festa de Santo Antônio. Não há previsão da passagem de Campos por Fortaleza.
A solenidade foi proposta no início deste ano pelo vereador Antônio Correia (Pros), que até então pertencia ao mesmo partido do ex-governador de Pernambuco, o PSB.  Em fevereiro passado, Antônio Correia migrou para o Pros, acompanhando o governador Cid Gomes, adversário de Campos.
Para o presidente regional do PSB no Ceará, Sérgio Novais, a visita tem um caráter simbólico por conta da origem familiar de Campos na região, mas tem importancia ainda maior por acontecer justamente no momento em que o PSB se reorganiza na região, após a saída do grupo liderado pelos irmãos Ferreira Gomes que se  filiaram ao Pros no ano passado.
A legenda prepara o início da campanha de Campos no Ceará, onde lançará a candidatura da empresária Nicolle Barbosa ao governo do Estado pelo palanque PSB/Rede. A convenção estadual está marcada para o dia 21 dejunho e, segundo Sérgio Novais, a participação de Campos e da ex-senadora Marina Silva ainda está sendo articulada com a cúpula nacional. Já a convenção para homologar a candidatura de Eduardo Campos e Marina como candidatos a presidente e vice-presidente da República, respectivamente, acontecerá no dia 29 de junho, em Brasília.
E MAIS
Em nível nacional, o PSB conta com o apoio do PPS, PSL, PHS E PRP e, agora, trabalha para que o apoio ramifique-se pelos estados, inclusive para o Ceará, onde a legenda tem encontrado resistência já que as siglas fazem parte da base de sustentação do governo Cid Gomes.
RELEMBRE
A presidente Dilma Rousseff visitou o Ceará no último dia 13 de maio, quando visitou as obras de Transposição das Águas do Rio São Francisco. Roteiro de Dilma pelo Nordeste começou em Cabrobró, em Pernambuco. O projeto é a grande aposta de infraestrutura do Palácio do Planalto para o Nordeste - região em que a petista lidera com folga as intenções de voto.
Pré-candidata a vice-presidente na chapa encabeçada por Eduardo Campos (PSB), ex-senadora Marina Silva (Rede), recentemente, também esteve em terras alencarinas. Em Fortaleza, Marina participou da Conferência Internacional sobre Adaptação a Mudanças Climáticas. Na ocasião, aproveitou para conversar com algumas lideranças sobre o cenário eleitoral e suas perspectivas.

O PESO DO CEARÁ
Os números oficiais de eleitores aptos a votar no dia 5 de outubro, no Estado do Ceará, segundo dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) chegam a 6.191.237 eleitores. É o terceiro maior dentre os estados nordestinos e em relação ao Brasil é o oitavo. Em São Paulo, estão aptos a votar 31.229.307 eleitores, o que corresponde a 22,213% do total do País. Minas Gerais ocupa a 2ª posição com 15.016.842, que representam 10,681% do total e o Rio de Janeiro com 11.891.713 eleitores ocupa a 3ª posição com 8,458% do eleitorado nacional. Na Região Nordeste, o Estado da Bahia está em 1º lugar, em número de eleitores, com 10.110.334 inscritos, seguido de Pernambuco com 6.494.273 de eleitores e do Ceará com 6.191.237 eleitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário