quarta-feira, 21 de maio de 2014



Nas duas conversas com a cúpula do PMDB em uma semana, para acertar sua presença no palanque do partido em vários estados, Lula insinuou o tempo todo que se a candidatura da presidenta Dilma Rousseff à reeleição “desandar nas pesquisas”, será ele o candidato. Entre os lulistas do PT e do PMDB, há grande expectativa pela nova pesquisa do Ibope, nesta quinta-feira. Se Dilma “desandar”, já era.

Na conversa com a cúpula do PMDB, Lula ficou se achando ao ouvir histórias sobre o “Volta, Lula”. No fundo, ele adora essa história.


Cid pede explicações a Dilma sobre o apoio de Lula a Eunício




A declaração de apoio do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) à pré-candidatura do senador Eunício Oliveira (PMDB) ao Governo do Ceará causou grande incômodo aos irmãos Cid e Ciro Gomes (PROS). O anúncio da colaboração ocorreu após a reunião, realizada na noite desta segunda-feira (19), entre o líder petista e representantes do PMDB.

Bastante contrariado com as declarações de Lula, Cid Gomes telefonou hoje para Dilma Rousseff reclamando o reconhecimento e a retribuição de sua fidelidade junto à base de apoio da presidente. O governador cearense quer tanto o PT como o ex-presidente Lula em seu palanque.
 

Outro que também foi a campo em busca de explicações foi o secretário da Saúde do Ceará, Ciro Gomes, que entrou em contato com o ministro chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e com o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ricardo Berzoini.
 

A declaração do apoio de Lula a Eunício surge como mais um fator que deverá forçar a antecipação de uma definição do PROS sobre o nome indicado à sucessão de Cid no Palácio da Abolição. Agora, o grupo do governador deverá agir para não correr o risco de perder espaço na corrida eleitoral.


Tão logo retorne do exterior na próxima quinta-feira,29, Lula terá uma reunião em Brasília com o deputado federal José Guimarães para comunicá-lo que é sua vontade que o PT do Ceará apóie a candidatura do senador Eunício Oliveira ao Governo do Estado. A informação é destaque hoje na coluna do colunista Ilimar França, do jornal O Globo.
Lula também convidará para um encontro o governador Cid Gomes e seu irmão Ciro, quando fará um apelo para que ambos desistam de lançar uma candidatura a governador pelo PROS e endosse o nome de Eunício para o Abolição numa ampla aliança que já tem garantido o PMDB e o PT. Se Cid e Ciro rejeitarem o pedido, saberão que o enfrentarão, pois Lula apoiará a candidatura de Eunício. Essa decisão está tomada pelo ex-presidente da República.
A posição de Lula a favor da candidatura de Eunício foi adotada durante reunião ontem em São Paulo com a cúpula nacional do PMDB. Presentes, os senadores Renan Calheiros, Valdir Raupp, Romero Jucá, Vital do Rego, Eduardo Braga e Eunício Oliveira, ouviram de Lula que no Ceará o seu palanque será o de Eunício.
Indagado, se o deputado José Guimarães resistir e resolver apoiar a candidatura do PROS ao Governo, Lula disparou: o PT ficará com o candidato de Cid e eu ficarei ao lado de Eunício. A escolha é de Guimarães. Ele sabe o que estará fazendo.
(cearanews7.com.br)


Tasso descarta Senado e está cotado para ser vice de Aécio








Reviravolta na disputa pela única vaga de senador do Ceará este ano. O candidato favorito, o ex-senador Tasso Jereissati comunicará amanhã em encontro em Brasília ao presidenciável tucano Aécio Neves que não deverá concorrer ao Senado nas eleições de outubro. A decisão está tomada e é improvável que Tasso mude de ideia.

Mas, se Tasso pensa que ficará longe das urnas, está enganado. Com os problemas enfrentados pela candidatura de Aécio para encontrar um vice-presidente competitivo com a recusa do ex-prefeito Gilberto Kassab em se aliar ao PSDB dando o nome de Henrique Meirelles para ser companheiro de chapa de Aécio, Tasso surge como a principal alternativa para fazer a dobradinha tucana que tentará chegar ao Planalto em uma chapa pura com o aval do DEM, do PV e do PPS.

Essa informação de que Tasso é o nome mais cotado para vice de Aécio ganhou destaque hoje no site Brasil 247 após o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, confirmar que o seu partido irá endossar à reeleição da presidente Dilma e que Henrique Meirelles é candidato ao Senado por São Paulo, estragando os planos idealizados por Aécio Neves.

Antes mesmo de virar favorito para a vaga de vice-presidente na chapa de Aécio Neves, Tasso Jereissati já preparava a sua desistência. Na semana passada se reuniu com o presidente regional do PDT, deputado federal André Figueiredo, sobre a candidatura do deputado estadual Heitor Férrer. A conversa foi positiva, e Heitor Férrer se tornaria uma opção tanto para o Senado em aliança com o ex-prefeito Roberto Pessoa, apoiado por Tasso, como tanto poderia ser candidato ao Governo e Roberto Pessoa concorreria ao Senado.

Tasso e Roberto Pessoa também já se encontraram para debater o futuro político deles. Nada vazou, porém em Brasília o presidenciável Aécio Neves aguarda para hoje à noite a chegada de Tasso e amanhã tentará definir o seu palanque no Ceará.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário