terça-feira, 27 de maio de 2014

Realizada capacitação para coordenadores do Centro Especializado para População em Situação de Rua
Com o propósito de desenvolver um trabalho de acolhimento com os moradores de rua do Crato, a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), através do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), realizou nos dias 22 e 23 de maio, no auditório da OAB, capacitação com coordenadores e assistentes sociais para o Centro Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP).
O Centro POP constitui-se em uma unidade pública e estatal de referência da PSE de média complexidade, voltando-se para o atendimento especializado à população em situação de rua.
No primeiro dia de capacitação, a secretária em exercício da SMTDS, Ana Lúcia Gomes, explanou questões sobre como entender o perfil do morador de rua; a cidadania, o direito ao voto; o perfil do coordenador desta unidade, as principais razões pelas quais essas pessoas estão em situação de rua; e quais os benefícios que muitos deles recebem, bem como aposentadoria e Bolsa Família.
Durante o segundo dia, a Coordenadora do CREAS, Adriana Lacerda, trabalhou a questão de como abordar essas pessoas. Também estavam presentes no encontro, representantes dos CRAS, Centro de Referência da Mulher, Conselho Municipal da Mulher Cratense, Bolsa Família, Telecentro e PRONATEC.

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social discute projetos para trabalhar com vítimas de violência
Na manhã de quinta-feira, dia 22, na sede do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social se reuniu com o subtenente do Ronda na cidade do Crato, Francisco Ronaldo da Silva Oliveira, para a apresentação de projetos da Guarda Municipal no trabalho de prevenção.
Durante o encontro, foi apresentado o projeto “Ronda Escola Segura” e o Programa de Assistência de Vítimas de Violência. O primeiro será desenvolvido nas escolas públicas do município e do Estado localizadas na zona urbana. E com o segundo foi firmada uma parceria a ser desenvolvida para trabalhar com a secretaria.
Também foram definidas ações estratégicas para o melhor desenvolvimento dos serviços e a função de cada um dos equipamentos presentes na reunião. Compareceram os representantes do Centro Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), da Proteção Básica, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Cratense, Centro de Referência da Mulher e CREAS. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário