terça-feira, 23 de setembro de 2014

Apresentada programação do IV Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero, que acontece de 17 a 21 de novembro de 2014

Pesquisadores e autoridades participaram, na noite da última quinta-feira, no Hotel Iu-á, em Juazeiro do Norte, do lançamento do IV Simpósio Internacional sobre Padre Cícero, que terá como tema para esta edição “E... Onde está Ele”. Durante o evento foi realizada a apresentação da programação oficial pela coordenação do simpósio, que terá parcerias com instituições universitárias e a realização da Universidade Regional do Cariri (URCA), em parceria com a Diocese do Crato.


Os maiores estudiosos da religiosidade no Brasil e do exterior, e especificamente relacionados à trajetória do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, estarão participando do evento, que será realizado de 17 a 21 de novembro deste ano, com abertura na cidade de Juazeiro do Norte, no Memorial Padre Cícero, local emblemático que marcou a realização das três primeiras edições que trouxeram importantes mudanças na forma de pensar o Padre Cícero, a religiosidade popular no Nordeste e no País, os romeiros, e o relevante papel dos beatos e beatas, em específico, Maria de Araújo, protagonista do milagre do sangramento da hóstia ofertada pelo Padre Cícero, em 1889. 

A Reitora da URCA fez a abertura oficial da solenidade e destacou a importância do evento, lembrando das edições anteriores, realizadas por meio da URCA. Ela ressaltou o papel da academia dentro desse contexto de estudos relacionados à religiosidade, principalmente no que diz respeito ao fenômeno da religiosidade que representa o Padre Cícero. Já o Bispo Diocesano, Dom Fernando Panico, destacou a presença do Padre Cícero, a partir da vida do homem mais simples, a fé do povo, ao mesmo tempo em que citou a academia como elemento importante para buscar o aprofundamento desses estudos.

O coordenador de Turismo de Juazeiro do Norte, José Roberto Celestino, esteve representando o prefeito do Município, Raimundo Macedo, quando destacou a relevância do Padre Cícero, e sua santidade, ao afirmar que é muito fácil identificar onde ele está. “Ele está no céu”, disse. Ele lembrou a sua relevância e os inúmeros milagres atribuídos ao sacerdote.

Pesquisadores como Renato Casimiro, Daniel Walker, Raimundo Araújo, Renato Dantas, e a presidente de honra do simpósio, também estiveram presentes, como a Irmã Annette Dumoulin, e integrantes da comissão de organização, como as professoras da URCA, Fátima Pinho e Renata Marinho Paz, além do Professor José Carlos.

A Coordenadora do simpósio, Pró-Reitora e Extensão da URCA, professora Sandra Nancy Freire, realizou a apresentação do projeto que se tornará concretizado a partir do dia 17 de novembro, com a programação oficial do Simpósio. Parcerias estão sendo realizadas no sentido de garantir o sucesso do evento, que levará ao auditório do campus Crajubar da URCA cerca de mil pessoas.

O simpósio constará de conferências, mesas redondas, grupos de trabalhos, lançamento de livros, apresentações artístico-culturais, oficinas, além de visitas guiadas e feira dos Municípios. A conferência de abertura será proferida pela irmã Annette, com o tema “Pe. Cícero e a Igreja na Contemporaneidade”.

O evento contará com os mais importantes estudiosos do Padre Cícero, religiosidade e da história do Cariri, a exemplo da Professora Dra. da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros; dr. Marcelo Camurça, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Professora Dra. Candace Slater, da Universidade da Califórnia, e Guy Martini, da Rede Global de Geoparks, da França, entre outros estudiosos do Brasil e países principalmente da Europa. 

A programação cultural constará de apresentações de grupos da cultura popular, documentários, exposições de esculturas em madeira e xilogravura e caminhada cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário