sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Governo cratense abre inscrições de cursos do PRONATEC para alunos do EJA

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), está com inscrições abertas para cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) voltados para os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos).

As inscrições estão abertas até a próxima sexta-feira, dia 26. Para se inscrever os alunos devem apresentar RG,  CPF,  comprovante de residência atualizado,  comprovante de escolaridade,  cópia do NIS e cópia do comprovante de abertura de conta bancária. Para os alunos menores de 18 anos, é obrigatória a presença de um responsável, onde este deverá que deverá apresentar documentos como  o RG,  CPF e comprovante de residência.

Serão ofertados cursos de recepcionista,  depilador,  manicure e pedicure,  maquiador,  salgadeiro  e operador de computador, que serão realizados no Senac. Para a inscrição, o aluno deverá ir à sede da SME, localizada na Rua Teodorico Teles Neto, s/n, bairro Mirandão, e procurar a Coordenadoria de Aperfeiçoamento Pedagógico.

Projeto “Mais Cultura na Escola” promove aulas semanais de teatro no Mirandão e em Santa Fé

O projeto Mais Cultura na Escola é uma realização da Fundação Nacional de Artes - FUNARTE em parceria com a Prefeitura Municipal do Crato. Desde agosto formando atores em suas múltiplas funções, o coletivo se constrói a partir de sua própria trajetória no contexto sociocultural do local que reside e que estuda.

“Grupo de Investigação Teatral - Missão do Miranda” é o nome do projeto que está sendo realizado na Escola Presidente Vargas, no bairro Mirandão. Iniciado no mês de agosto deste ano, os alunos se reúnem as terças e sextas-feiras, das 14h30 às 17h e nas quartas, no distrito de Santa Fé, às 18h.

Entre as atividades realizadas pelos alunos e instrutores estão a  formação teatral, intercâmbio com o terreiro de reisado do Mestre Aldenir, intercâmbio no Caldeirão da Santa Cruz, formação de educação popular, oficina de espada de Reisado e o dia do encontro dos mestres na escola.

O projeto Mais Cultura nas Escolas ainda passa por mais quatro instituições educacionais públicas do Crato. Todas elas realizam intercâmbio entre si, promovendo a interação de alunos e de saberes.

Novos secretários municipais tomam posse em Crato

O professor Robério Alves tomou posse na última terça-feira, 23, na sede da Secretaria de Educação, como secretário Municipal de Educação em substituição ao professor Carlos Queiroz, no cargo desde maio de 2014. No auditório da secretaria a posse foi prestigiada por professores e servidores municipais da Educação.

O novo titular da pasta fez seu primeiro discurso como secretário de Educação do Crato, ressaltando o compromisso do governo municipal com a educação, seus anseios, responsabilidade e comprometimento com o qual irá administrar a educação do município.

O novo secretário afirma que está disposto a dialogar com os docentes e que pretende conduzir a secretaria com transparência. “Os investimentos da educação são prioridade da gestão”, afirma. Ele destaca seu compromisso para o melhoramento da infraestrutura, construção de escolas, creches, e formação de profissionais cumprindo a meta da secretaria que é educar na idade certa.

Já o professor Cacá Queiroz assumiu a pasta do Esporte. Ele prometeu para a próxima semana, assim que estiver mais inteirado dos assuntos da pasta, conceder entrevista e apresentar algumas ações para este final de ano.

Palestras e abordagens marcam ações da Semana Nacional do Trânsito em Crato

O DEMUTRAN Crato iniciou essa semana as ações comemorativas à Semana Nacional de Transito com o tema, “Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”, que acontece no período de 18 a 25 de setembro.

Prevista na Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a "valorização da vida" focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

Em Crato, a abertura da semana teve inicio nas principais ruas da cidade com abordagem ao pedestre e ao condutor. Na terça-feira, o Demutran Crato realizou uma palestra sobre “Violência no transito e suas consequências”, ministrada pelo educador de transito Edilson Marques, para os alunos do SESC.

As ações tem o objetivo de garantir a segurança no trânsito e a preservação de vidas. A estimativa é que sejam atendidos o maior número possível de pessoas, informou o educador de transito. "Além de oferecer orientações sobre segurança no trânsito, vamos realizar palestras educativas para jovens e crianças e distribuir materiais informativos", afirma Edilson Marques.

Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal do Crato

Nenhum comentário:

Postar um comentário