quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Produção industrial cai 1,5% no Ceará; setor têxtil puxa

Acompanhando a tendência do País, a indústria do Ceará fechou o primeiro semestre deste ano com queda na sua produção física. Segundo dados do Panorama Industrial, publicação do Instituto de Desenvolvimento do Estado (Indi), pertencente à Fiec, o recuo cearense foi de 1,5% ante igual período de 2013, uma queda mais amena que a média nacional (-2,6%). Um dos fatores que pode explicar o fraco desempenho local é a retração de 22,5% da produção têxtil nos primeiros seis meses de 2014.
Além de tal recuo no setor têxtil, um dos pilares da indústria cearense, o Ceará também registrou queda na produção de produtos químicos (-12,8%), minerais não metálicos (-9,9%), máquinas e aparelhos elétricos (-7,3%), além de calçados e couro (-5,8%), o que contribuiu ainda mais para o saldo negativo do Estado no primeiro semestre. Segundo a publicação do Indi, o resultado ruim também é explicado pela retração no segundo trimestre, onde os feriados decorrentes da Copa do Mundo reduziram o número de dias úteis.
Ainda segundo o Panorama Industrial, de um modo geral a indústria do Ceará teve queda de desempenho de 1,3% no primeiro semestre de 2014 em comparação ao mesmo período do ano passado. O ritmo ficou próximo da média do País (-1,4%).
Comércio exterior
A publicação do Indi também aponta que houve uma queda de 18,5% nas importações, enquanto que nas exportações houve alta de 38,6%. O estudo atribui a expansão nas vendas para o exterior à comercialização de óleos combustíveis operações de transbordo da Petrobras com produtos oriundos de outros estados, o que, conforme o Panorama Industrial, não ocorria com tal intensidade em anos anteriores.
f

Nenhum comentário:

Postar um comentário