quinta-feira, 25 de setembro de 2014

PSB em chamas: Pernambuco no foco
Deu na coluna de Bernardo Mello Franco, na Folha de S.Paulo desta quinta-feira:







A dez dias das eleições, o PSB de Marina Silva entrou em guerra interna pelo comando partidário. Vice da chapa ao Planalto, Beto Albuquerque lidera motim contra o presidente Roberto Amaral, que tenta se manter no cargo. O deputado gaúcho avisa que apoiará uma candidatura de oposição se o dirigente não desistir da votação marcada para a próxima segunda (29). 'Lamento, mas haverá disputa', avisa. O vice defende um novo presidente de Pernambuco, terra de Eduardo Campos.
O apoio dos pernambucanos foi fundamental para que Albuquerque fosse escolhido vice de Marina. Na negociação, conterrâneos de Eduardo Campos manifestaram o desejo de assumir o comando do PSB.
O presidente da sigla em Pernambuco, Sileno Guedes, viaja hoje a São Paulo para pedir que Amaral adie a votação. O prefeito do Recife, Geraldo Júlio, é o líder mais forte no Estado, mas enfrenta resistências.
A família Campos já foi procurada para reforçar a pressão sobre o PSB nacional. A viúva do ex-governador, Renata, tem recebido informes sobre as movimentações de Amaral.
O presidente do PSB, que já havia assumido o cargo após a morte de Miguel Arraes, não está disposto a negociar. 'O calendário foi definido por Eduardo. A maioria dos 117 delegados já confirmou presença', afirma.
Ex-ministro de Lula, Amaral tem aliados na cúpula da sigla, como o tesoureiro Márcio França e o primeiro-secretário Carlos Siqueira. Por outro lado, Pernambuco é o Estado com mais votos na eleição: 25.

Nenhum comentário:

Postar um comentário