terça-feira, 28 de outubro de 2014



Mostra faz panorama da criação artística do País



Produção cultural é destaque no evento que acontece na primeira quinzena de novembro no município

Image-0-Artigo-1726662-1
Para o evento, Foram selecionados projetos nas categorias: artes cênicas (teatro, circo e dança), audiovisual e artes visuais, culturas populares, literatura e música
Image-1-Artigo-1726662-1
Dentre os mais de inscritos, foram destacados criações com grande identificação regional, representativas de 24 estados brasileiros
FOTOS: JÚNIOR PANELA
Juazeiro do Norte. Criada no ano de 1998, a Mostra Sesc Cariri de Cultura chega a sua 16ª edição ininterrupta. Ao longo do tempo, mantém a missão de se manter como importante elo de ligação entre a classe artística e a população dos 28 municípios beneficiados pelas apresentações culturais que acontecerão no período de 7 a 12 de novembro deste ano.
A Mostra apresentará um panorama da produção artístico-cultural brasileira e, para tanto, foram selecionados projetos nas categorias: artes cênicas (teatro, circo e dança), audiovisual e artes visuais, culturas populares, literatura e música.
Para a edição deste ano, a Mostra recebeu cerca de mil inscrições - 160 a mais que no ano passado. Pelo menos 24 Estados brasileiros foram representados por grupos culturais que participaram do processo de seleção da Mostra. Do total de inscritos, 46 grupos representaram a região Centro-Oeste, 355 o Sudeste, 78 a Região Sul, 7 o Norte e 523 a Região Nordeste.
Após a etapa de inscrições, os grupos passaram pelo processo de curadoria, que aconteceu entre os dias 25 e 30 de agosto. Especialistas das múltiplas linguagens se uniram aos técnicos de cultura do Sesc para selecionar os trabalhos que participarão da 16ª edição da Mostra.
Difusão
Para a gerente regional do Sesc em Juazeiro do Norte, Gorete Nogueira, além da presença de grupos artísticos e culturais de outras partes do país, a participação de artistas regionais comprova a preocupação da Mostra em estabelecer a difusão e a preservação da cultura regional e, ainda, grupos de tradição ainda existentes. "Desde a criação da Mostra há essa preocupação. Além de estabelecermos as condições necessárias para que as populações dos municípios beneficiados possam ter garantido o espetáculo, há, também, uma preocupação muito grande no apoiamento aos grupos que participam conosco desse grande evento", afirma.
Além de toda a oferta cultural, a Mostra terá nesta nova edição um volume maior de ações por parte do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE), um dos parceiros do evento.
Durante o período da Mostra, a entidade representativa estará ofertando gratuitamente cursos de aperfeiçoamento aos profissionais envolvidos no evento, objetivando um melhor atendimento aos participantes. São cursos de qualidade no atendimento ao turista; organização de eventos; manipulação de alimentos; elaboração e comercialização de produtos turísticos; e Maquiagem artística, distribuídos nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Nova Olinda.
Programação
Além destas atividades, o Senac estará presente na programação oficial do evento, por meio de oficinas tituladas: Expedição meio ambiente - Chapada do Araripe; Observação de pássaros (Soldadinho do Araripe); e Rapel na Chapada do Araripe.
"O Senac e o Sesc são instituições que fazem parte do mesmo sistema e desenvolvem diversos projetos em parceria no Cariri e a Mostra se consolida a cada edição, aumentando o público e demandando cada vez mais empresas do comércio de bens, serviços e turismo da região. Atento à necessidade de aperfeiçoamento dos profissionais ligados a estas empresas, o Senac lança esta programação anterior ao evento", explicou Isaac Coimbra, gerente de negócios estratégicos do Senac no Cariri e Centro Sul.
Ele também destacou a importância do projeto Praticando Turismo no Cariri, desenvolvido por alunos do curso de Técnico em Guia de Turismo do Senac em Crato, cujo a finalidade é a de divulgar o potencial turístico da Região aos participantes da Mostra e ao público em geral. Serão desenvolvidos cinco roteiros com serviços de condução de grupos interessados nos passeios, onde os participantes receberão informações históricas, geográficas, gastronômicas, de transporte e hospedagem, no contexto da Mostra.
Roberto Crispim
Colaborador

Nenhum comentário:

Postar um comentário