sábado, 29 de novembro de 2014






Abertura do IX Encontro Mestres do Mundo reúne os Tesouros Vivos da cultura

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Cultura participou na tarde dessa quinta-feira, 27, da abertura do IX Encontro Mestres do Mundo, realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, em parceria com a Prefeitura, que acontece no período de 27 a 29 de dezembro. 


Com o tema “Caminhos, Afetos e Saberes”, o encontro volta a acontecer, pelo segundo ano consecutivo, em Crato, reunindo Mestres da Cultura, do Ceará e do Brasil, onde o Cariri recebe os Tesouros Vivos da Cultura, reconhecidos pelo Governo do Estado, além de convidados vindos da Bahia, Alagoas e São Paulo. 

A Secretaria de Cultura do Crato Dane de Jade ressalta a importância do evento para a Região do Cariri, considerada berço da cultura popular. “Precisamos apoiar e valorizar a permanência dos nossos mestres, que alimentam e cultivam nossas origens”. Dane destaca que esse é um encontro muito esperado pelos mestres e que volta a ser abraçado com muita alegria pelo Crato.   

A abertura aconteceu no Centro de Expansão com a Mesa de Prosa, “Mestres – cuidando de si e do outro: Saberes e repasse e meio ambiente”, com os facilitadores Mestre Aldenir (Crato-CE), Mestre Bule Bule (Cantador –BA), Dane de Jade (Secretaria de Cultura), Lourdes Macedo (Prof. Drª IFCE-CCF), Simone Castro (Prof. Drª IFCE-CCF) e Elisa Gunther (Gestora Cultural). 

O secretário adjunto da Secult, Paulo Victor Feitosa ressalta a satisfação de mais uma vez promover o encontro dos mestres em Crato, reforçando a intensa vitalidade cultural das matrizes do Cariri e a diversidade representada pela reunião de mestres de todo o Estado.  “Todos estão convidados a participar desse grande encontro da cultura do Ceará e do Brasil, renovando homenagens a nossos mestres e desfrutando uma programação de debates, rodas de diálogo e de apresentações artísticas”, enfatiza o gestor. 

À noite a programação teve início nas praças do Crato, com a concentração dos grupos e mestres na Praça Siqueira Campos, saindo em cortejo pela Praça da Sé até o Largo da RFFSA, onde aconteceu a solenidade de abertura do IX Encontro Mestres do Mundo, no espaço denominado Arena da Tradição. Após a abertura institucional com representantes da Secult e da Prefeitura do Crato, o publico conferiu as apresentações de moda de viola (com Zé Cardoso e Jorge Macêdo, do Ceará), roda de toré (com os mestres Caciques João Venâncio e Luis Caboclo, do Ceará), da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, do Crato, e da cantora, compositora e pesquisadora de cultura indígena Marlui Miranda, de São Paulo. 

 Programação:

Sexta-feira, 28/11

As atividades começam às 9h, no Centro de Expansão, com a primeira Roda de Mestres, sobre os saberes e artes ligados ao corpo (mediação de Lairton Guedes), mãos (Maria Castro), sons (Wagner Pereira), oralidade (Simone Castro), sagrado (Oswald Barroso). Trata-se de um momento em que mestres de diferentes origens e grupos compartilham experiências e vivências, debatendo semelhanças e particularidades que os caracterizam. 

A partir das 14h acontece a segunda Mesa de Prosa, com o tema “Caminhos que se cruzam: mestres, saberes e políticas públicas”. Os facilitadores serão José Olímpio (filósofo e especialista em educação, também mestre de Capoeira), Gyl Giffoni (professor do IFCE e Mestre em Memória Social pela UNIRIO) e Otávio Menezes, coordenador de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, da Secult, além de Márcia Rollemberg, secretária de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura. A mediadora será a professora Simone Castro, com Eliza Gunther como relatora. 

Uma atração especial na sexta-feira será a terreirada no município de Nova Olinda, na casa-oficina de Mestre Espedito Seleiro, artesão internacionalmente aclamado pela destreza e pela assinatura própria na feitura de centenas de tipos de objetos produzidos a partir do couro. Mestre Espedito receberá os participantes do Mestres do Mundo para uma "brincadeira" das 18h às 21h.

A segunda noite do Encontro também terá, a partir das 20h, no Largo da RFFSA, apresentações do Pastoril da Mestra Maria do Carmo, do Reisado de Caretas (ambos do Ceará), do Grupo de Fandango de Pontal de Maceió do Mestre Pancho (de Alagoas) e do grupo cearense Cacimba de Aluá, com seu espetáculo de mergulho no universo da cultura tradicional popular, com destaque para a música nordestina. 

Sábado, 29/11

No terceiro dia do Encontro, a manhã será novamente dedicada à Roda de Mestres, sobre os diversos saberes e fazeres (corpo, mãos, sons, oralidade e sagrado), no Centro de Expansão. O fim de tarde será especial, com a Terreirada do Mestre Aldenir, que receberá em seu espaço os participantes do encontro, a partir das 17h. Convite à dança e à confraternização com os brincantes. 

A solenidade de encerramento do Encontro Mestres do Mundo acontece a partir de 19h30, no Largo da RFFSA, onde, a partir de 20h, sobem ao palco o Reisado de Congo do Mestre Zé Pedro, de Barbalha, o Maracatu Reis de Paus, de Fortaleza, o Coco do Iguape e o Mestre Bule Bule e seus convidados, da Bahia.

ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário