quinta-feira, 27 de novembro de 2014

José Albuquerque segue como favorito na Assembleia
A- A A+
A disputa pelo comando da Assembleia Legislativa vem ganhando força em articulações nos bastidores do parlamento. Com eleição marcada para o dia 2 de fevereiro, deputados reeleitos já começam a buscar apoio e a se articular para conseguir a Presidência da Casa ou até mesmo uma vaga na Mesa Diretora. No entanto, apesar dos esforços de alguns deputados de conseguir pleitear a vaga de presidente, tudo se encaminha para que Zezinho Albuquerque (Pros) conquiste a reeleição.
Desde o fim das últimas eleições, que renovaram 52% dos parlamentares, nomes como os dos deputados Welington Landim, Sérgio Aguiar, José Sarto e Zezinho Albuquerque, todos do Pros, foram postos nos bastidores, como possíveis candidatos à Presidência da Casa. Porém, com a proximidade do pleito, Landim e Aguiar já estão sendo descartados. Landim por não estar fazendo “campanha” entre os deputados e ainda, corre nas entrelinhas, que após as denúncias do Ministério Público contra seu filho, Guilherme Landim, prefeito do município de Brejo Santo, o parlamentar preferiu se recolher e evitar os “holofotes”.
Já Sérgio Aguiar não disputaria o cargo chefe do Legislativo para apoiar a candidatura de Zezinho. Esse cenário foi confirmado pelo próprio parlamentar, que também afirmou que, diante da possibilidade de renovação do mandato do atual presidente, ele também ira pleitear a reeleição para a primeira secretaria da Casa. “Nesse momento, na condição de uma reeleição do nosso atual presidente e tendo a maioria convergindo para isso, eu apoio o deputado José Albuquerque e tentarei pleitear a primeira secretaria da Casa. Esse é o meu interesse. Mas vale ressaltar que tudo isso ainda será discutido e dialogado com nosso partido”, enfatizou, revelando a estratégia de união do Pros, para evitar que disputas internas da legenda ganhem força. 
José Albuquerque não compareceu à sessão de ontem da AL já que continua ocupando a vaga de governador interino do Ceará. Com a licença de Cid Gomes (Pros), que viajou para os EUA onde trata de “assuntos particulares”, Zezinho fica no Palácio da Abolição até a próxima quinta-feira (27). O parlamentar desfruta de livre acesso e é considerado homem de confiança do atual governador. Ele também já articulou a manutenção de diálogo com o próximo gestor em encontro reservado com o petista Camilo Santana. Nos bastidores, o apoio da base aliada do governo estaria garantido para a eleição da Presidência, marcada para o dia 2 de fevereiro de 2015.
CORRENDO POR FORA
Apesar de o nome de Zezinho Albuquerque ser dado como certo pela maior parte dos deputados ouvidos por O Estado, o deputado José Sarto continua colocando o nome como alternativa para a disputa. Ele afirma que está “preparado” para o desafio de comandar a Casa Legislativa.
“Eu vou colocar para os companheiros do partido e da aliança que elegeu Camilo Santana (PT) que eu acredito que estou qualificado para disputar essa posição em virtude de já estar indo para o sexto mandato de deputado estadual. Além disso, já tive o privilégio de presidir a Câmara Municipal de Fortaleza e já tive a experiência, inclusive, de presidir interinamente a Assembleia Legislativa do Ceará. Atualmente, estou tendo a experiência muito enriquecedora de ser líder do governo Cid Gomes aqui na Casa. Dessa forma, acho que posso contribuir para qualificar, otimizar a gestão aqui da Assembleia”, exaltou Sarto.
ACLAMAÇÃO
Nos corredores da Casa Legislativa, muitos deputados já declaram apoio à reeleição de Zezinho, o que transformaria o pleito de 2015 em uma eleição por aclamação, com uma possível chapa única, apesar de a oposição estar se articulando para ter forças e aliados para entrar na briga pela vaga. A expectativa, agora, é por uma reunião decisiva dentro do Pros, de onde sairá a decisão final do nome que irá disputar a Presidência pelo partido que possui a maior bancada para a próxima legislatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário