sexta-feira, 28 de novembro de 2014

TRADIÇÕES CULTURAIS 
Ceará deve ganhar mais cinco Mestres do Mundo até março de 2015
Edital foi prorrogado até o mês de dezembro e as expectativas são de que sejam apresentadas cerca de 80 candidaturas para o processo de escolha

Crato. O Ceará deverá ganhar mais cinco Mestres do Mundo até o início do mês de março de 2015. Atualmente, os 184 municípios que compõem o Ceará são representados por apenas 55 mestres da cultura popular. O edital, aberto para a escolha de novos representantes, foi prorrogado até o mês de dezembro e as expectativas são de que sejam apresentadas cerca de 80 candidaturas para o processo de escolha. A seletiva acabou sendo atrasada por conta das eleições gerais realizadas neste ano. A diplomação dos futuros Mestres do Mundo deverá acontecer no início do terceiro trimestre do próximo ano.

Cada mestre recebe um salário mínimo mensal e vitalício, custeado pelo Estado, como forma de valorização ao esforço desenvolvido na manutenção das tradições culturais em seus municípios de origem. Quando criada, em 2003, a Lei que institui os mestres da cultura permitia que fossem eleitos até 12 mestres a cada ano. Em 2006, no entanto, uma modificação na legislação estabeleceu que o número de mestres cearenses não poderia ser maior que sessenta. Setores ligados a própria Secretaria de Cultura do Ceará (Secult) defendem, porém, que este número seja ampliado e que todas as regiões do estado sejam beneficiadas com, pelo menos, um representante diplomado Mestre do Mundo.

Na manhã desta quinta-feira (27), durante visita realizada pelos mestres da cultura aestátua de Padre Cícero, na Colina do Horto, em Juazeiro do Norte, um dos membros da Coordenadoria do Patrimônio Histórico da Secult, Otávio Menezes, explicou que o debate em torno da ampliação do número de mestres vem acontecendo já de algum tempo. “Desde a gestão do então secretário Francisco Pinheiro esse tema surge como necessário pela importância que há em se garantir a preservação de toda e qualquer forma da cultura popular no estado. Ontem, inclusive, houve uma primeira reunião envolvendo a equipe de transição do governo e representantes da atual gestão da Secretaria de Cultura do Ceará e é bem provável que tenham abordado essa discussão”, observou Otávio Menezes, ressaltando, no entanto, que a ampliação do número de mestres deverá ocasionar amplo debate junto a futura gestão da Secretaria da Fazenda do Estado. “Como a ampliação envolve custos, será necessário que discussões aconteçam entre os setores de governo”, observou.

Os mestres da cultura retornam ao Cariri para participarem da 9ª edição do Encontro Mestres do Mundo, iniciada nesta quinta, em Crato, com a realização da primeira Mesa de Prosa, por volta das 14 horas, com discussão do tema “Caminhos que se cruzam – Mestres, saberes e políticas públicas”. O evento contou com a participação de Mestre Aldenir , representante do Reisado do município de Crato; Mestre Bule Bule, cantador do estado da Bahia, da Secretária Municipal de Cultura, Dane de Jade; e da professora Lourdes Macena, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). O encontro homenageia os 55 mestres da cultura e celebra através do reconhecimento pessoas, grupos e comunidades que são detentoras da tradição popular do Ceará, além de ser parte integrante do programa Tesouros Vivos da Cultura, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).

A noite, próximo das 19 horas, a programação do evento passou a ser desenvolvida nas principais praças da cidade. Houve concentração de grupos de tradição e mestres da cultura popular nas Praça Siqueira Campos, de onde os artistas partiram em direção a Praça da Sé para, posteriormente, se deslocarem ao Largo da RFFSA, que serviu de palco para a realização da solenidade de abertura oficial do IX Encontro Mestres do Mundo, no espaço denominado Arena da Tradição. Após a abertura institucional com representantes da Secult e da Prefeitura do Crato, aconteceram apresentações de moda de viola, roda de toré, da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, do Crato, e da cantora, compositora e pesquisadora de cultura indígena Marlui Miranda, de São Paulo.

Na sexta-feira (28), as atividades do encontro começam cedo, por volta das 9 horas, no Centro de Expansão, com a Roda de Mestres sobre os saberes e artes ligados ao corpo. Na ocasião, mestres da cultura de diferentes origens e grupos compartilharão experiências e vivências, debatendo semelhanças e particularidades que os caracterizam. Conforme a organização do evento, a programação traz uma atração especial nesta sexta-feira: uma terreirada, no município de Nova Olinda,na casa-oficina de Mestre Espedito Seleiro, internacionalmente reconhecido pela excelência na confecção de centenas de tipos de objetos produzidos a partir do couro.

No sábado (29), último dia do evento, a manhã será novamente dedicada à Roda de Mestres e a solenidade de encerramento do Encontro Mestres do Mundo está prevista para as 19h30, no Largo da RFFSA, onde haverá apresentações do Reisado de Congo do Mestre Zé Pedro, de Barbalha, do Maracatu Reis de Paus, de Fortaleza, do Coco do Iguapé e de Mestre Bule Bule e seus convidados, da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário