quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Consumidores buscam presentes de última hora e shoppings ampliam horário

  • 24/12/2014 07h35
  • Brasília
Michèlle Canes Edição: Graça Adjuto

Shopping no centro de Brasília tem movimento intenso no último fim de semana antes do Natal
Shopping no centro de Brasília tem movimento intenso nos últimos dias antes do NatalValter Campanato/Agência Brasil
Na véspera do Natal, os shoppings de Brasília ainda registram movimento. Em alguns deles, o horário de funcionamento chegou a ser alterado para atender à demanda de fim de ano e muita gente aproveitou a terça-feira (23) para fazer as últimas compras.
Em dois shoppings da área central da cidade as lojas abriram mais cedo e fecharam somente às 23h. Segundo a assessoria de um deles, o movimento vem crescendo. No domingo (21), o fluxo dobrou em relação aos dias normais e cerca de 60 mil pessoas passaram pelo estabelecimento. Até o início da tarde de ontem, o movimento já estava em aproximadamente 102 mil pessoas. No outro estabelecimento, cerca de 50 mil circularam por dia durante o período de Natal, segundo dados da assessoria. O shopping registrou aumento de 11% nas vendas de novembro e a expectativa é que dezembro supere em 15% o aumento do ano passado.
A correria e a falta de tempo são os principais motivos citados por quem resolveu encarar as lojas nessa terça-feira. “Trabalhando todo dia. A gente que trabalha com cozinha está sempre na correria. É de domingo a domingo”, conta João da Mata. Na busca por um presente para o filho, ele foi às compras com a mulher. “Tem que dar uma encarada, mas está bem cheio. Vamos ver se conseguimos uma promoção”.
A professora Ana Caroline chegou à cidade no fim de semana e teve pouco tempo para as compras. “Hoje estava difícil demais. Muita fila, muita gente. Dá vontade de desistir”. Mesmo com o grande movimento dentro da loja, ela conta que não teve problema com o atendimento.
Quem antecipou as compras, mas ainda se lembrou de alguma coisa que faltou, sentiu diferença no movimento. Foi o caso da servidora pública Lorena de Araújo. “O shopping hoje está mais cheio mesmo. Hoje foi para o noivo e para o pai. Só alguns [presentes] que estavam faltando”.
A professora Lucielia Xavier esperava sentada em um banco. Ela antecipou os presentes, mas não escapou do movimento: acabou indo para acompanhar a filha. “Ela deixou para a última hora. Não seguiu o exemplo”, conta, mantendo o bom humor.
Muita gente apostou em presentes mais úteis. A Lucielia foi uma delas. “Mochila para a faculdade, roupas, sapato. A minha filha comprou livros para as amigas e roupa para o namorado”. A estudante Fernanda Linhares investiu nos eletrônicos e teve dificuldade. “Achei muito caro e não tinha muita opção nas lojas”.
Se para os consumidores o dia foi de muita pesquisa e procura, nos dois shoppings gerentes de algumas lojas não registraram tantas vendas. Maria das Mercedes é gerente de uma loja de roupas e conta que no ano passado as vendas foram melhores. “Tinha gente dando mais presente. Rm uma hora como esta, a gente estava com a loja lotada. Hoje, está com movimento de um dia normal e não de Natal”.
Erivaldo Almeida também é gerente de uma loja de roupas e disse que 14 pessoas foram contratadas para auxiliar nas vendas. Bermudas, camisetas e calças têm sido os itens preferidos dos clientes. Apesar do bom movimento, a loja não estava tão cheia. “Por ser Natal, esperava um movimento maior”. Ele conta que entre domingo e terça-feira, o movimento não aumentou mas que ainda assim, em geral, as vendas melhoraram com relação ao ano passado.
Em uma loja de calçados, o gerente Alaércio Matos acredita que no dia que antecede o Natal, as compras caíram. “O movimento caiu bastante em comparação com o ano passado. Por volta de 15% a 20 % no mesmo período, de 1º a 23”. A expectativa agora é garantir algumas vendas antes do fim do ano. “A gente está com a expectativa de que depois do Natal, venham os cliente pensando na liquidação”.
Mas qual seria o motivo da queda das vendas? Para Alaércio, uma possibilidade é o aumento dos gastos. “O brasileiro gastou muito o ano todo. Acredito que seja por endividamento do nosso público mesmo”. Maria das Mercedes aposta na troca de governo. “Eu acredito que com a mudança de governo, as pessoas estão com medo de gastar, outras nem receberam ainda”.
Para quem ainda tem compras a fazer, shoppings e feiras da cidade ainda abrirão hoje. Os horários variam, mas em alguns locais o funcionamento será até as 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário