quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

29/01/2015 às 17h46min - Atualizada em 29/01/2015 às 17h53min
Redação - Crato(CE)
TAMANHO DA FONTE
A-
A+
Aeronáutica pede redução de torre de igreja em Juazeiro
Oito torres na cidade comprometem ampliação do aeroporto Orlando Menezes, diz Aeronáutica.

Oito torres de empresas de telefonia móvel, uma de rádio, e a torre do Santuário de São Francisco terão de ser reduzidas ou removidos para viabilizar a ampliação do aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, a 491 Km de Fortaleza. Frei pede que aeronáutica reveja o pedido, alegando que a torre do templo é ''tradição''.

As áreas do entorno do aeroporto foram desapropriadas. Agora, o Comando Aéreo Regional da Aeronáutica (Comar), do Recife, pede que as irregularidades sejam resolvidas pois segundo o órgão, elas prejudicam a decolagem e o pouso das aeronaves e o projeto de construção da nova estação de passageiros e ampliação da pista do aeroporto.

A autarquia municipal de meio ambiente de Juazeiro do Norte recebeu do Comar, na semana passada, a recomendação de remover ou diminuir as oito torres.

Na última terça-feira (20), o superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Nilson Suassuna, esteve reunido com o prefeito Raimundo Macedo e secretários municipais para tratar da remoção das torres.

A Infraero informou por telefone que não compete ao órgão tratar sobre o assunto. Já Comar não atendeu as ligações.

Torre histórica

Um dos locais que precisam de reforma é a torre do Santuário de São Francisco. Um dos locais mais visitados por romeiros. De acordo com o administrador do santuário, Frei Barbosa, o santuário já foi informado e pede para a aeronáutica rever a decisão de reduzir a torre.


“Nós recebemos a notificação que o nosso santuário tem uma torre com um metro se excedendo. E que colocamos em nossa apresentação é que a aeronáutica procure rever o espaço e não mexer nela, pois trata-se de uma tradição”, afirmou.

Segundo a  autarquia municipal de meio ambiente os responsáveis pelas torres e antenas têm até 4 de fevereiro para apresentar todas as licenças exigidas pelo Comar. Caso não ocorra elas receberão penalidades.

Capacidade

O Orlando Bezerra passou por reforma recentemente e teve sua capacidade de usuários por ano duplicada, passando de 400 mil para 800 mil passageiros. Com mudança haverá melhorias relacionadas à segurança, área de manobra e pista de táxis, o que dará melhor infraestrutura aeroportuária a Juazeiro.


O aeroporto é um dos principais instrumentos para o desenvolvimento econômico da região e recebe voos das companhias Gol, Azul e Avianca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário