sábado, 31 de janeiro de 2015

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Nova Mesa Diretora terá poucas mudanças

31.01.2015

Durante as negociações, a oposição saiu dividida, o PROS ficou com cargos mais importantes e o PT sem nome na Mesa

Image-0-Artigo-1789283-1
PROS terá os cargos mais importantes: José Albuquerque continua presidente, Sérgio Aguiar 1º secretário e Manoel Duca 2º secretário
FOTO: JOSÉ LEOMAR
Após semanas de negociação, assume amanhã a nova composição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, praticamente idêntica a do biênio que se encerra hoje. Dos sete componentes titulares, apenas dois serão mudados: o deputado Danniel Oliveira (PMDB) ficará com a segunda vice-presidência, ocupada até hoje por Lucílvio Girão (SD), e Joaquim Noronha (PP) assumirá a quarta secretaria, que era de Dedé Teixeira (PT).
O presidente José Albuquerque (PROS), o primeiro vice-presidente Tin Gomes (PHS), o primeiro secretário Sérgio Aguiar (PROS), o segundo secretário Manoel Duca (PROS), o terceiro secretário João Jaime (DEM) e até mesmo o vogal Ely Aguiar (PSDC) permanecerão por mais dois anos nos cargos que ocuparam no último biênio. Os demais vogais estabelecidos serão os novatos Aderlânia Noronha (SD) e Robério Monteiro (PROS).
Dos integrantes da Mesa Diretora que já estão definidos, João Jaime, Aderlânia Noronha, Danniel Oliveira e Ely Aguiar se declaram como opositores ao Governo do Estado, apesar de a oposição ao Governo Camilo Santana não estar coesa.
Por ter eleito a maior bancada de deputados e fazer parte do maior bloco partidário (PROS, PSD, PCdoB e PT, com 18 parlamentares), o PROS permanece com os três assentos mais importantes da Mesa. De acordo com o deputado Sérgio Aguiar, o partido optou pela permanência dos quadros que já ocupavam na Mesa e deve definir os nomes a assumir a liderança do bloco na próxima semana, após a posse.
Dessa forma, o partido do governador Camilo Santana (PT) fica sem qualquer representação na Mesa Diretora, o que pode indicar que o governador irá designar algum petista para assumir o posto de liderança do governo na Casa. Segundo o presidente estadual do PT, De Assis Diniz, "em nenhum momento o partido negociou assento na Mesa". "Nossas demandas foram pelas comissões de Educação e (relacionada à) agricultura", diz.
Divisão
O segundo maior bloco da Casa é o articulado pelo deputado Tin Gomes, que, após a divisão dos membros da oposição, conseguiu agregar 10 parlamentares ao bloco e garantiu dois assentos na Mesa: o dele e o de João Jaime. A saída do PMDB do bloco de oposição, alega João Jaime, inviabilizou a formação do grupo, de modo que cada um dos representantes dos demais partidos tentaram se readequar em outros blocos já formados.
O grupo reúne três deputados que, inicialmente, haviam declarado interesse em compor o grupo dos 13 opositores: João Jaime, Ely Aguiar (PSDC) e Roberto Mesquita (PV), que irá assumir a liderança do bloco. Os demais integrantes são Aderlânia Noronha (SD), Lucílvio Girão (SD), Bethrose (PRP), Bruno Pedrosa (PSC), David Durand (PRB) e Júlio César (PTN).
Enquanto Jaime se reagrupou e garantiu a permanência na terceira secretaria, restaram aos remanescentes do bloco de oposição, Carlos Matos (PSDB), Tomaz Holanda (PPS) e os representantes do PR, Capitão Wagner e Fernanda Pessoa, a se lançarem sozinhos. É o mesmo caso de Renato Roseno (PSOL), que desde o início descartou participar de qualquer bloco partidário por não se identificar com as diretrizes das outras agremiações.
Falta de consenso
Após meses apontando a formação de um grupo de 13 deputados para o bloco de oposição, o PMDB se dividiu dos componentes. Segundo o deputado Audic Mota (PMDB), motivo da separação se deu pelo fato de o grupo não chegar a um consenso sobre a formatação do bloco. "Quando se tem muita gente, é difícil ter unanimidade", apontou.
Segundo o presidente de honra do PR, Roberto Pessoa, os deputados do partido se reuniram na noite de ontem com demais integrantes do bloco de oposição para resolver pendências. O nome do deputado Danniel Oliveira para assumir a segunda vice-presidência da chapa única a ser lançada amanhã só foi confirmado ontem à noite.
Na manhã de ontem, centenas de cadeiras já haviam sido colocadas no plenário da Assembleia Legislativa para acomodar os convidados dos parlamentares que acompanharão a cerimônia de posse a partir das 10h de amanhã. Embora os nomes dos parlamentares já estivessem listados no sistema, a Casa ainda aguardava a chegada das plaquetas para organização dos nomes no painel, organizados por ordem alfabética.
Reforma
Já nos corredores do prédio que abriga os gabinetes parlamentares, servidores finalizavam a reforma das salas e adjacências. Entre as melhorias, pintura nas paredes, troca de lâmpadas e manutenção dos equipamentos de ar condicionado, tudo para que os deputados estaduais da próxima legislatura iniciem os trabalhos com dependências em estado adequado.
Amanhã, as formalidades começam às 8h30, com a realização de uma celebração ecumênica no auditório Deputado João Frederico, no anexo II da Assembleia. Às 10h, tem início a sessão preparatória de posse dos deputados no Plenário 13 de Maio e, em seguida, será realizada a votação da Mesa Diretora e a posse dos suplentes que assumem no lugar de titulares afastados. Na segunda-feira, o governador Camilo Santana irá a Casa entregar mensagem governamental com ações que realizará no ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário