sábado, 31 de janeiro de 2015

Caririaçu-CE: Adutora emergencial de engate rápido será inaugurada sábado

Está marcado para sábado, às 16:00h, com a presença do governador Camilo Santana, a inauguração da adutora emergencial de engate rápido de Caririaçu. A obra liga o açude Manoel Balbino (Açude dos Carneiros) a sede do município e chega no momento crucial de abastecimento de água na cidade e na zona rural. A obra financiada pelo Governo do Estado, em parceria do município, tem 13 quilômetros de extensão,utiliza canos de 200 milímetros e conta com uma estação elevatória no meio da serra de São Pedro. A adutora entrou em operação na semana passada usando dois geradores de energia elétrica uma vez que a Coelce ainda não conclui as ligações na rede elétrica,  tanto no açude, como na estação elevatória.
O prefeito João Marcos  não esconde sua satisfação em ver a água chegando na cidade de Caririaçu em boa quantidade, dando um alivio maior aos caririaçuenses. “Estávamos praticamente sem água na cidade e o sufoco vinha aumentando muito todos os dias”, disse João Marcos, ressaltando que “a adutora emergencial chega no momento certo, até a conclusão da adutora definitiva que deve sair nos próximos dois anos”. O prefeito vem mobilizando a população de Caririaçu e cidades vizinhas, para que possam participar da inauguração da adutora, a primeira etapa de um sonho que começa se tornar realidade. O açude São Pedro que há décadas abasteceu a cidade, está praticamente seco. O seu volume morto de água não serve mais para o consumo humano e só com boas chuvas poderá se recuperar.
O Diretor do SEMAE – Serviço Municipal de Água e Esgoto, do município, José Alves, disse que “com a chegada das águas do Açude dos Carneiros começou uma nova fase em Caririaçu e aos poucos o abastecimento vem sendo normalizado”. José Alves explicou que o prefeito João Marcos autorizou a compra de mais óleo diesel para os geradores, na tentativa de aumentar o bombeamento e não deixar faltar água na cidade. “A adutora só vai funcionar em sua totalidade quando a Coelce ligar a energia elétrica e isso é de responsabilidade do Governo do Estado”, disse Alves, ressaltando que “o importante é que o prefeito lutou junto as autoridades e finalmente parte do problema da falta de água em nossa cidade está sendo solucionado”.
Estão sendo esperados na tarde de sábado em Caririaçu, o governador Camilo Santana, junto com o ex-ministro da Integração Nacional e atual Secretário Estadual de Recursos Hídricos, Francisco José Teixeira, bem como  do diretor de Operações da COGERH – Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado, Ricardo Adeodato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário