sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Eunício também falou sobre o cancelamento da Refinaria Premium II

“É uma vergonha que um investimento tão importante tenha sido tão mal  planejado e gerenciado e encerre de maneira decepcionante o sonho da refinaria no Ceará. Muito suor e muito dinheiro, R$ 657 milhões dos cearenses, foram utilizados em uma refinaria que virou pó. Sonho que foi vendido inclusive, como moeda política nas eleições de 2014 aqui no Estado. Avalio que todos os autores dessas façanhas devem vir à público dar as devidas explicações e sejam responsabilizados”.

Pimentel fala sobre a refinaria Premium II


O senador José Pimentel (PT-CE) se manifestou, nesta quinta-feira (29/1), sobre o encerramento dos investimentos da Petrobras na construção da refinaria Premium II, no estado do Ceará.
“Recebi com surpresa a decisão da Petrobras de encerrar os investimentos para a construção da refinaria Premium II no estado do Ceará. Reconheço que a Companhia enfrenta uma conjuntura complexa no âmbito interno e externo que pode ter influenciado nesta decisão. No entanto, esse equipamento tem grande importância para a estratégia de desenvolvimento do Ceará, na geração de trabalho e riqueza para os cearenses, com impacto na renda nacional. Como senador, eleito pelas famílias cearenses, estarei ao lado do governador Camilo Santana, trabalhando junto às autoridades competentes para que esse projeto seja retomado o mais breve possível.”

Para Tasso, decisão do Governo Dilma é “desrespeito à História do Ceará”


O senador eleito Tasso Jereissati(PSDB) protestou contra a decisão da Petrobrás que anuncia a não implantação da Refinaria no Ceará. O tucano, que assume seu segundo mandato como Senador pelo Ceará no próximo domingo, afirmou que “isso foi uma das maiores fraudes feitas contra o Governo e o povo do Estado do Ceará. Há mais de oito anos tenho alertado constantemente de que era uma mentira, que não tinha Refinaria. Também falamos que o projeto  que poderia vir para o Nordeste foi implantada em Pernambuco com a Refinaria Abreu Lima, por decisão do presidente Lula, por razões ideológicas”.
Segundo ele,  “de lá para cá toda e qualquer promessa de Refinaria foi uma mentira eleitoral que se repetia a cada ano e, principalmente, a cada eleição. Os governos Lula e Dilma mentiram para todos os cearenses, enganando de forma propositada e deliberada o povo cearense com fins eleitorais e demagógicos.
- A máscara cai e, definitivamente, fica clara essa fraude, essa  farsa que é um desrespeito à história do estado do Ceará, alertou
O senador eleito, ainda, criticou o que chamou de “ falta de indignação” da bancada federal cearense.
- Os representantes do Ceará na Câmara e no Senado estão caladinhos, de cabeça baixa, humilhados e , simplesmente, sem resistência. Falta indignação e uma representação que possa realmente falar, que dê ao povo cearense o respeito e a dignidade que ele merece.

Beto Studart sobre refinaria: “Foi um ato político para ter votos em determinado momento”

“É uma grande decepção. Traz à tona a mentira política que garfa, que trai o cearense. Parece que essa desistência já estava planejada há muito tempo. Foi um fato político para ter votos num determinado momento”, afirmou, o presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Beto Studart.
“Coloca máquina pra funcionar, faz terraplanagem, acaba a eleição, tira a máquina. Não tem sentido. Parece que estava realmente sabendo que não ia fazer. Não acredito que seja problema de gestão, embora a gestão da Petrobras seja totalmente irresponsável”, disse Beto studart.

Tin Gomes vence disputa com Gony Arruda e segue na vice presidência da Assembleia Legislativa


O deputado Gony Arruda(PSD), perdeu a disputa para o deputado Tin Gomes(PHS), que vai seguir no cargo de Vice Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará.
A decisão foi tomada em reunião comandada pelo presidente Zezinho Albuquerque que está montando a chapa de consenso, onde o próprio Zezinho vai encabeçar disputando à reeleição. O deputado Gony Arruda disse após o encontro que saía satisfeito e vitorioso.
Gony Arruda e Tin Gomes disputaram  durante toda a semana espaços na mídia sobre quem teria mais apoios para chegar ao segundo cargo mais importante da mesa diretora. Tin Gomes mostrou força e prestígio. Gony, que perdeu a disputa, disse que estava satisfeito. A habilidade de Zezinho Albuquerque prevaleceu.

Posse de Inácio Arruda na Secitece contará com a presença do ministro Aldo Rebelo


A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará realizará no dia 2 de fevereiro a solenidade de posse do novo titular da pasta, Inácio Arruda. A cerimônia contará com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo.
A vinda do ministro à solenidade é mais uma indicação de que as parcerias entre Secitece e MCTI serão fortalecidas. Já está confirmada na posse a presença de representantes de instituições de Ciência e Tecnologia, universidades, setores empresarial e produtivo, órgãos estaduais e entidades de classe. Participará ainda o ex-secretário da Secitece, René Barreira, que fará um breve balanço de sua gestão (2007-2014) e transmitirá o cargo para Inácio Arruda.
O trabalho de Inácio é marcado pela defesa de maiores investimentos para o desenvolvimento científico e tecnológico do Ceará. Durante todos os anos em que atuou no Congresso Nacional, Inácio destinou recursos de emendas parlamentares para fortalecer as universidades cearenses e foi relator do projeto que garantiu a criação da Unilab e a Universidade Federal do Cariri. O Plano Nacional de Educação (PNE) incluiu emenda de Inácio estimulando a expansão e reestruturação das instituições de educação superior estaduais e municipais, com a ampliação do número de universidades elegíveis para o recebimento de apoio técnico e financeiro da União.
A cerimônia de posse da Secitece contará com a participação do Quinteto de Metais da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Intitulado “Ceará Brass Quinteto”, o grupo vem difundindo a música de câmara para instrumentos de sopro desde 2002 e atualmente está sob a direção artística do maestro Alfredo Barros. A Uece é uma das instituições vinculadas à Secitece.
Agenda do ministro
Às 10 horas, o ministro Aldo Rebelo participará da inauguração do novo prédio do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da Universidade Federal do Ceará (NPDM/UFC). O núcleo recebeu recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Fundo Nacional de Saúde (ligado ao Ministério da Saúde), do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e da UFC.

Zezinho Albuquerque afirma que continuará mobilização pela refinaria


Zezinho Albuquerque
O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), afirmou, em entrevista na manhã desta quinta-feira (29/01), que irá “continuar trabalhando no sentido de cobrar a construção da Refinaria Premium II no Ceará”. De acordo com o parlamentar, “a refinaria foi um compromisso firmado pelo ex-presidente Lula e ratificado pela presidente Dilma Rousseff com o povo cearense, e precisa ser cumprido”.
O cancelamento por parte da Petrobras do projeto de instalação tanto da refinaria cearense quanto a do Maranhão, foi anunciado ontem, por ocasião da divulgação do balanço financeiro do terceiro trimestre de 2014 da empresa.
Para o presidente da AL, essa desistência foi “uma grande descortesia da Petrobras para com o povo cearense”. Ele lembrou que a AL encabeçou uma extensa campanha para mostrar à população o que o projeto representava economicamente para o Estado.
Zezinho garantiu que continuará mobilizando a população em defesa da instalação da refinaria no Ceará, “pois as coisas só acontecem quando mobilizamos as pessoas”, pontuou. “Fomos pegos de surpresa com essa notícia. Estou esperando a audiência com a presidente Dilma, solicitada pelo governador Camilo Santana, para saber o que houve e decidir como daremos continuidade a esta mobilização”, esclareceu.
O presidente explicou, ainda, que todas as exigências feitas pela Petrobras para a instalação da refinaria foram cumpridas pelo ex-governador Cid Gomes. “Iremos continuar trabalhando e cobrando das lideranças a realização desse sonho, pois o grande salto econômico do Ceará só será dado com a construção dessa refinaria”, defendeu.
Fonte: Roberto Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário