terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Mercado de artes marciais cresce no Interior do CE

24.02.2015

Turmas para crianças e um centro de convivência infantil foram criados para atender à demanda

Image-0-Artigo-1802571-1
Conforme seus proprietários, academia é o centro especializado mais completo da região, com tatames de 160m², loja de roupas e acessórios esportivos e, futuramente, atendimento nutricional e fisioterápico
Sobral Com a expansão do mercado de artes marciais no Município, o empresário Raphael Melo e o educador físico Héder Araújo inauguraram o Dojo Prime, a maior academia de Artes Marciais do Interior do Estado, com 300m² de área construída e turmas destinadas a crianças e mulheres, além de serviços especializados.
De acordo com o educador e treinador Héder Araújo, a Dojo Prime é hoje o centro especializado mais completo da região, com tatames de 160m², loja de roupas e acessórios esportivos e, futuramente, atendimento nutricional e fisioterápico especializado. "E ainda teremos o Açaí Dojo Prime, na academia. Essas vantagens são fruto de parcerias com empresários locais que são adeptos das artes marciais", explica.
As turmas começam a partir das 6h e seguem até as 13h, reiniciando às 17h e continuando até meia-noite. "Os horários são diferenciados para atender às necessidades de cada aluno, do pai de família ao estudante", conta Héder. As turmas para crianças e o centro de convivência infantil implantados nesse empreendimento são resultado de demandas dos alunos.
Muitos não tinham com quem deixar os filhos na hora do treinamento e acabavam faltando. "Para isso, teremos cuidadores a partir das 17h a fim de tomar conta das crianças enquanto os pais praticam suas lutas". Em relação às turmas infantis, ele conta que tem alunos a partir dos quatro anos. "Eles participam mais do lado lúdico das coisas, com brincadeiras e atividades interativas, do que das lutas em si. Muitos dos nossos alunos mirins são filhos de outros alunos daqui".
Héder já possuía um centro de treinamento de Jiu-Jitsu em Sobral desde 2001, mas, com a crescente demanda, surgiu a necessidade de expansão. "Temos turmas de, no máximo, 25 alunos, mas já não tinha mais horários disponíveis. Foi então que meu aluno, Raphael, surgiu como sócio e pensamos no Dojo Prime, onde, além do nosso carro-chefe, que é o Jiu-Jitsu, temos ainda Muay Thai, MMA, Karatê, Defesa Pessoal, Boxe e Treinamento Funcional", enumera.
O Dojo Prime de Sobral faz parte da Nova União, a mais conceituada academia de Jiu-Jitsu brasileira, de onde provêm nomes como José Aldo e Herico Hesley, este último também sobralense, que iniciou treinando com Héder e hoje possui academia própria.
Para quem quer praticar, Héder destaca os benefícios das artes marciais. "Além de um exercício que pode ser adaptado a quase todas as necessidades dos alunos, as artes marciais possuem, ainda, a característica de disciplinar e educar, tanto dentro quanto fora do tatame".
Os materiais necessários são, além da vontade de treinar, quimonos, luvas, ataduras e outros materiais, que podem ser adquiridos com o tempo, para maior conforto do aluno.
"Sabemos das dificuldades de adquirir alguns materiais, por isso não exigimos nenhum equipamento específico para os iniciantes. No Jiu-Jitsu, se ainda não tem condições de comprar o quimono, o aluno pode começar pelo Submission, que é uma versão sem quimono da arte", finaliza.
A Nova União em Sobral está na cidade desde 1998 e atende, atualmente, 50 alunos que desejam aprender defesa pessoal, Jiu-Jitsu, Submission ou vale-tudo. A Nova União de Sobral é coordenada por Héder e tem contribuído com a descoberta de muitos novos talentos de Sobral e da Região Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário