segunda-feira, 23 de março de 2015

171 ANOS

Nascimento de Padre Cícero é lembrado com comemorações

23.03.2015

Ponto alto dos festejos acontece entre hoje e amanhã, com o corte do bolo gigante das filhas adotivas do religioso

Image-0-Artigo-1820193-1
Milhares de pessoas participam das celebrações, que incluem missas, atividades culturais, festas juninas, lançamento de cordéis e shows. Na manhã de ontem, também houve a Corrida Padre Cícero, com dezenas de atletas
FOTO: ROBERTO CRISPIM
Juazeiro do Norte. Foram iniciadas, na última sexta-feira (20), as comemorações dos 171 anos de nascimento do fundador do Município de Juazeiro do Norte, Padre Cícero. Os festejos continuam hoje e amanhã (24). As celebrações tiveram início com tradicional missa e abertura oficial da 33ª Semana Cultural que homenageia o Vigário dos Sertanejos, evento que reuniu autoridades locais, representantes da sociedade civil organizada, líderes comunitários e população em geral, na Fundação Memorial Padre Cícero.
Os festejos reúnem grupos de tradição local e uma série de atividades culturais e religiosas, através de parceria entre Igreja Católica e a Secretária Municipal de Cultura e Romaria (Secrom). Houve apresentação de quadrilhas juninas, lançamento de cordéis e shows. As ações concentraram-se no Largo do Socorro, um dos pontos de maior movimentação no período.
Na manhã de ontem, houve mais uma edição da Corrida Padre Cícero, que contou com a participação de dezenas de atletas maratonistas de diversos municípios da região do Cariri, bem como de estados vizinhos, como Paraíba e Pernambuco. O trajeto iniciou-se na cidade de Crato e se estendeu até a Praça que leva o nome do sacerdote, no Centro de Juazeiro do Norte. À tarde, no mesmo local, foi realizada apresentação teatral com o Circuito Cearense de Teatro da Terra, recital com o Coral Anjo da Guarda, tendo, ainda, participação de grupos de tradição cultural.
Hoje (23), as comemorações começam logo cedo, a partir das 7h, com Missa na Capela do Socorro. À noite, haverá apresentação de grupos de seresta do Município e, por volta das 22h, o início do concurso Bolo com Arte, que neste ano chega à segunda edição. À meia-noite, serão entoados parabéns em homenagem ao natalício do sacerdote.
O grande momento será mesmo na passagem do dia 23 para o dia 24, com o corte do bolo gigante das beatas Cicinha e Romana, filhas adotivas do Padre Cícero e, também, com o concurso Bolo com Arte.
A secretária de Cultura e Romaria de Juazeiro do Norte, Marli Bezerra, também informou que, após o corte do bolo, haverá queima de fogos e distribuição do tradicional caldo da Nair, que acontece há mais de 25 anos. "Logo depois que o bolo for servido aos participantes, nós teremos um grande show pirotécnico e também será servido o caldo da Nair, que é outro momento muito tradicional dentro das comemorações", comentou.
Amanhã, último dia de comemorações, a partir das 15h, acontecerá a Procissão das Flores, com saída em frente ao Centro Social Urbano (CSU) e concentração na Sociedade Padre Cícero, contando com a presença de grupos de tradição e fanfarras da cidade. Às 18h, os fiéis estarão reunidos na III Renovação das Famílias ao Sagrado Coração de Jesus, que contará com a entrega de Certificado as "tiradeiras" de renovação.
Ordens sacerdotais
Paralelamente às comemorações em torno do aniversário do sacerdote, uma campanha em torno da devolução das ordens sacerdotais de Padre Cícero vem sendo desenvolvida. A ação acontece através da Associação dos Amigos e Devotos do Padre Cícero (AADPAC), que exige da Igreja Católica Apostólica Romana a devolução das ordens sacerdotais "tomadas" pela Igreja, desde o fim do século XIX, há mais de100 anos.
O grupo afirma que Padre Cícero jamais renunciou à sua fé e à Igreja, ressaltando, também, a importância do sacerdote na criação de Juazeiro do Norte e sua participação no contexto político cearense, tendo sido prefeito, deputado federal e vice-governador do Estado do Ceará. Também observam que Padre Cícero foi escolhido o "cearense do século" e possui, em sua homenagem, a terceira maior estátua de concreto do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário