terça-feira, 24 de março de 2015

Comércio antecipa vendas da Páscoa

24.03.2015

A CDL trabalha com uma expectativa de crescimento das vendas de 10% em relação ao período de 2014

1
Além de ovos de Páscoa, as lojas ampliaram os estoques de outros itens de consumo do período, como bacalhau, pescados e vinhos. Na próxima semana, o setor de pescados será ampliado com a chegada de novos pedidos
FOTO: HONÓRIO BARBOSA
Iguatu A menos de 15 dias para o início da Semana Santa, os supermercados e mercadinhos no Interior já expõem e vendem os produtos que compõem a cesta básica da Páscoa. Antecipar os produtos e ampliar a divulgação sobre a data é uma estratégia de venda que o varejo vem investindo cada vez mais e colhendo bons resultados. A ideia é incentivar o consumo de chocolates, queijos, vinhos, pescado e outros itens para superar a crise que o comércio se ressente.
A estratégia de marketing é o varejo antecipar as datas comemorativas, decorando lojas e antecipando a exposição de produtos. A ideia é despertar o interesse de consumo entre os clientes. "Vem dando certo", disse o diretor presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Iguatu, empresário José Mota Luciano. "Quem divulga mais, favorece as vendas".
A Páscoa é considerada a segunda data mais importante depois do Natal para o setor comercial. A CDL de Iguatu trabalha com uma expectativa de crescimento das vendas de 10% em relação ao período no ano passado. Ofertas e maior divulgação dos produtos devem contribuir para o crescimento dos negócios da época.
"Apesar de seguidos anos de estiagem, o setor registrou boas vendas em 2014 e, para este ano, a nossa estimativa é de acréscimo na comercialização dos itens que compõem a cesta básica de consumo da Semana Santa e da Páscoa", contou o diretor da CDL de Iguatu, Henrique Bezerra. "As chuvas voltaram, animando produtores rurais, lojistas e consumidores".
Nesta cidade, além de ovos de Páscoa, as lojas já ampliaram os estoques de outros itens de consumo do período: bacalhau, pescados e vinhos. Na próxima semana, em que ocorrem os dias santos para os cristãos, o setor de pescados será ampliado com a chegada de novos pedidos.
Em alguns estabelecimentos, os vendedores mantêm expectativa de crescimento nas vendas para o período em relação a 2014 mais otimista, entre 12% a 15%. Domingo de Ramos, que abre as celebrações religiosas da Semana Santa, será no próximo dia 29. A Páscoa começa no Domingo da Ressurreição de Jesus Cristo, dia 5 de abril. A religiosidade do brasileiro, de maioria cristã, contribui para o incremento comercial nesse período.
Por tradição, o consumo de chocolate, em particular dos ovos de Páscoa, é elevado. "Estimamos um crescimento em 20% somente desse item", disse o vendedor Marcos Paulo Souza. Com relação ao setor de pescados, a perspectiva de aumento é ainda maior: 15%. Os dados são em comparação com a Páscoa do ano passado. O bacalhau e peixes da água do mar são os produtos que têm maior participação na exposição em gôndolas e na comercialização.
O setor de panificação também vem registrando boas vendas de pães de coco e de colomba, preparada com uma massa mais leve que o Panetone. As prateleiras das lojas já estão lotadas de vinhos nacionais e importados. A data impulsiona outros setores que formam os produtos agregados, legumes, verduras, queijos, azeite e massas. Na feira livre, é crescente a venda de feijão verde, do tradicional queijo de coalho, jerimum, maxixe, milho verde e pescados de água doce. Qualidade, variedade e preço em oferta tentam atrair de forma antecipada os consumidores e ampliar as vendas na Páscoa, a partir da próxima semana.
"Temos um mix de bons produtos, que é o diferencial da loja na cidade", disse o empresário Mecias Paulino, da Tropical Pães. O empresário Valdimiro Leandro Filho disse que espera boas vendas para a Semana Santa e a Páscoa. "Em 2014, a movimentação foi intensa e neste ano esperamos um crescimento acima da inflação. Quem investir em publicidade e promoções tende a registrar boas vendas, atrair mais o consumidor", observa o consultor empresarial João Alverne Farias. Pesquisas de comportamento mostram que os clientes estão cada vez mais exigentes e de olho nos preço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário