quinta-feira, 26 de março de 2015

FHC, Lula e Sarney vão a debates na Câmara

A Comissão especial da Câmara dos Deputados que discute um novo pacto federativo aprovou nesta quarta-feira (25) um convite para que os ex-presidente presidentes José Sarney, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva participem de debates sobre o tema.
Como se trata de convite, eles não são obrigados a comparecer à Câmara. A discussão sobre a chamada dos ex-presidentes começou quando o deputado Hildo Rocha (PMDB-MA) propôs convite ao presidente Sarney .
O presidente da comissão, deputado Danilo Forte (PMDB-CE), sugeriu estender o convite para Fernando Henrique Cardoso, "pela sua experiência com o Real". Durante o debate, o deputado Pedro Uczai (PT-SC), propôs que fosse chamado também o "outro ex-presidente vivo, Luiz Inácio da Silva".
Após a confirmação dos convites, o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) alfinetou os ex-chefes do Executivo. "Todos os ex-presidentes falharam no pacto federativo. Eles não fizeram a lição de casa no trato com os estados e municípios", afirmou.
Os deputados desfilaram críticas à situação em que se encontram os Estados e municípios que, de acordo com os integrantes da comissão, a partir da Constituição de 1988, ficaram reféns da União, com maiores responsabilidades e menores recursos. (Da Folha Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário