quinta-feira, 26 de março de 2015

Ministro deixa Comunicação após críticas virem à tona

26.03.2015

Brasília. Pouco mais de uma semana após um documento interno produzido pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) com críticas à comunicação do governo e admitindo o uso de "robôs" para disseminar conteúdo favorável ao Planalto nas redes sociais, o ministro Thomas Traumann deixou a pasta.
O governo confirmou a saída em nota divulgada ontem. Ainda não havia sido anunciado quem comanda a pasta até que um novo nome seja escolhido.
Segundo a nota, Dilma "aceitou" a demissão de Traumann. "A presidente agradece a competência, dedicação e lealdade de Traumann no período como ministro e porta-voz", diz o texto.
A saída dele já era esperada. O documento, de responsabilidade de Traumann, critica o modo como o governo Dilma tem gerido sua crise, citando a existência de um "caos político".
A descoberta do documento, divulgado no dia 17 pelo jornal "O Estado de S. Paulo", gerou críticas da oposição e um convite para que explicasse à Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado detalhes do material. Traumann estava de férias.
No Twitter, o ex-ministro citou versos do compositor Paulinho da Viola após a saída do governo. "Vou imprimir novos rumos. Ao barco agitado que foi minha vida", disse.
A avaliação da Secom aborda estratégias da campanha à reeleição e admite uso de "robôs" para disseminar conteúdo favorável nas redes sociais. O documento diz que "eleitores de Dilma e Lula estão acomodados brigando com o celular na mão, enquanto a oposição bate panela, distribui mensagens pelo Whatsapp e veste camisa verde-amarela". Depois, diz que "dá para recuperar as redes, mas é preciso, antes, recuperar as ruas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário