terça-feira, 28 de abril de 2015

Caixa reduz limite de financiamentos

Financiar um imóvel usado vai ficar mais difícil. É que, a partir de segunda-feira, a Caixa vai emprestar apenas 50% do valor do imóvel para contratos do SFH e de 40% no SFI
NOTÍCIA0 COMENTÁRIOS
DEIVYSON TEIXEIRA
Contratos da CEF para financiamentos de imóveis usados passam a ter novas regras a partir de segunda-feira
Compartilhar
A partir da próxima segunda-feira (4), a Caixa Econômica Federal, responsável por cerca de 70% do crédito imobiliário do País, vai reduzir o limite para o financiamento de imóveis usados com recursos da poupança.

A cota de financiamento de imóveis usados, apenas para operações com recursos da poupança, vai passar de 80% para 50% nas operações do SFH (Sistema Financeiro de Habitação), e de 70% para 40% para imóveis no SFI (Sistema Financeiro Imobiliário), pelo SAC (Sistema de Amortização Constante).

O banco admite que sua prioridade neste ano será o financiamento de imóveis novos, que serão poupados das novas regras, o que beneficia o setor de construção.

A mudança, que mitiga o problema da redução de depósitos na poupança, também não vale para as operações de habitação popular, de acordo com o banco.

“A Caixa Econômica Federal informa que o foco do banco este ano será o financiamento de imóveis novos, com destaque para a habitação popular -operações do Minha Casa, Minha Vida e recursos do FGTS.”

Com as mudanças, o consumidor que comprar imóvel usado pelo SFH, que atualmente precisa de uma entrada mínima de 20%, terá de dar uma entrada de, pelo menos, 50% e financiar a outra metade.

No caso do SFI, o comprador, que hoje pode dar uma entrada mínima de 30%, terá, a partir da próxima semana, de pagar pelo menos 60% do valor do imóvel, financiando com a Caixa no máximo 40%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário