sexta-feira, 17 de abril de 2015

fonte: Miséria, Jornal da Princesa, G1, Diario do Nordeste, Folha de São Paulo

Dia das Mães deve seguir Páscoa e ter vendas fracas, diz Fecomercio

Depois da Páscoa, que registrou vendas decepcionantes, o comércio espera um Dia das Mães também morno.
Eletrônicos e eletrodomésticos, que nos anos de ascensão da classe média figuraram entre os presentes preferidos, podem ter desempenho desanimador desta vez.
A estimativa para a venda de perfumes, outro best seller da data, não é das melhores. Nem as flores, opção de última hora, parecem boa alternativa neste ano, segundo análise da FecomercioSP.
"Essas datas são relevantes para o comércio, mas nossa primeira data comemorativa, a Páscoa, teve resultado frustrante", diz o assessor econômico da FecomercioSP, Vitor França, citando a queda de 0,3% nas vendas da Páscoa ante 2014, conforme dados da Boa Vista SCPC.
"O consumidor vai evitar se endividar para comprar presente. Deve optar por um pagamento à vista, sem crediário, sem juros. Por isso, provavelmente, eletrodomésticos e eletroeletrônicos não devem aparecer entre os mais vendidos", diz o economista.

PSDB pedirá impeachment se Dilma estiver envolvida com 'pedalada fiscal'

Seguindo na linha adotada depois das últimas manifestações de rua e após o Datafolha apontarapoio de quase dois terços da população a um processo de impeachment, o presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, afirmou nesta quinta-feira (16) que a sigla irá fazer o pedido de impedimento de Dilma Rousseff caso se comprove a participação dela nas chamadas "pedalas fiscais".
"Precisamos averiguar agora quais foram os responsáveis por essa fraude. O TCU afirma que houve crime pela equipe econômica. Temos que ver se esse crime se limita à equipe econômica ou vai além dela. Vamos ter a responsabilidade e a prudência para tomar qualquer decisão, mas vamos ter a coragem. Se considerarmos que houve cometimento de crime de responsabilidade, nós vamos agir como determina a Constituição", afirmou o tucano.
Nesta quarta-feira (15), o Tribunal de Contas da União aprovou de forma unânime relatório que considera crime de responsabilidade as manobras fiscais ("pedaladas") feitas pelo Tesouro com dinheiro de bancos públicos para reduzir artificialmente o deficit do governo em 2013 e 2014.


Prefeitura terá ajuda do Exército para combater a dengue em São Paulo

A Prefeitura de São Paulo terá ajuda do Exército no combate aos focos da dengue. Serão treinados 50 soldados para atuar com os 2.500 agentes da saúde municipal. Eles devem entrar em ação em até dez dias.
"Nós queremos usar esses profissionais mais qualitativamente porque em alguns bairros, sobretudo onde há mais violência, a pessoa às vezes recusa abrir a porta para a vigilância sanitária", disse o prefeito Fernando Haddad (PT) durante visita a uma tenda no bairro do Jaraguá, na zona norte.
De acordo com o secretário adjunto da Saúde, Paulo Puccini, o índice de recusa das visitas é de 20%. "Essa pendência é por dois motivos: ou porque a pessoa não está em casa ou porque se recusa a abrir a porta", disse.
O prefeito afirma que, com a presença dos soldados, a população se sentirá mais segura para abrir a porta às equipes.

Planalto e OAB cobram polícia de SP por travesti espancada

O governo federal e a Prefeitura de SP cobraram explicações da polícia de São Paulo, que manteve uma travesti presa em uma cela com vários homens e não evitou que ela fosse espancada. A corporação também foi alvo de críticas da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).  Segundo Martim Sampaio, diretor da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP, independentemente de quem a agrediu e do crime que ela cometeu, o Estado tinha a obrigação de preservar a integridade física dela e também do carcereiro.



Câmara aprova aumento de pena para receptação de mercadorias roubadas



A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (16) o aumento de pena para o crime de receptação de mercadorias roubadas.
De acordo com o projeto de lei, a pena passa a ser de 2 a 8 anos de prisão mais a aplicação de multa para os casos em que uma pessoa aceite, adquira ou transporte mercadoria sabendo que ela foi roubada ou furtada. O texto segue para análise do Senado.



Funk com trechos do Alcorão gera briga na Justiça

 

Um funk que se utiliza de trechos do Alcorão, o livro sagrado do Islã, vem gerando irritação entre líderes muçulmanos no Brasil. Sucesso no YouTube, o vídeo do “Passinho do romano”, de Mc Dadinho, já tem mais de 35 milhões de visualizações, mas é pivô de uma ação judicial na qual a Sociedade Beneficente Muçulmana (SBM) exige a retirada imediata de cinco clipes da música do ar. A entidade representante da fé islâmica considera que inserir citações do livro sagrado em uma música não ligada à religião “desrespeita os preceitos muçulmanos”.

'Galã do Instagram' usava internet para roubar mulheres no AM, diz polícia

 

Um homem de 26 anos foi preso nesta quinta-feira (16), em Manaus, suspeito de aplicar vários golpes. Identificado pela Polícia Civil como "galã do Instagram", Laércio Castro de Oliveira seduzia mulheres em conversas em redes sociais com o objetivo de roubá-las.
Segundo a polícia, ele já havia sido preso em São Paulo, em novembro de 2014, por documentação falsa.
Segundo o delegado Titular do 1° Distrito Integrado de Polícia (DIP), Rodrigo de Sá, as mulheres abordadas por Laércio tinham sempre idades acima de 30 anos.
"Laércio levava as vítimas para um determinado local, no veículo dele. Em algum momento do encontro, surgia um outro homem pela porta de trás do passageiro, dizendo que estava armado. Ele ameaçava as vítimas e roubava seus pertences. O golpe era planejado por Laércio com um tio dele, que foi preso em fevereiro de 2014", disse o delegado.

 

Câmara aprova infiltração de agentes para combater pedofilia na internet

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (16) um projeto de lei que regulamenta a infiltração de agentes policiais na internet em investigações sobre crimes sexuais contra crianças e adolescentes. O texto será analisado pelo Senado.
De acordo com o projeto, que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente, o agente dependerá de autorização judicial com anuência do Ministério Público para poder se infiltrar e as provas só poderão ser utilizadas no processo de investigação. A proposta também determina que a infiltração só seja autorizada caso ela seja o único meio de obtenção de provas.



Phelps volta e já lidera prova após anunciar desejo de nadar na Rio-2016

O norte-americano Michael Phelps, maior vencedor de medalhas em Jogos Olímpicos com 22 conquistas, sendo 18 de ouro, afirmou, pela primeira vez, o desejo de competir na Rio-2016.
O nadador de 29 anos tinha se aposentado após os Jogos de Londres-2012, sua quarta olimpíada, mas voltou a competir no ano passado.
Nesta quinta-feira (16), Phelps voltou a nadar em uma etapa do circuito norte-americano e se classificou para a final dos 100 m borboleta com o melhor tempo (52s92). Em 2015, ele terminou a temporada com o melhor tempo do mundo nesta prova (51s17).



Liga usará tecnologia na linha do gol na temporada 15/16

·          
A Liga Francesa de Futebol anunciou ontem, que implementará a tecnologia na linha de gol em partidas da primeira divisão a partir da próxima temporada.
A decisão foi anunciada em um comunicado oficial. A entidade, entretanto, ainda não escolheu qual dispositivo será usado.
"Em seu encontro de 16 de abril de 2015, o conselho administrativo decidiu adotar a tecnologia na linha do gol na primeira divisão para a temporada 2015/16. A consulta com as partes envolvidas iniciará nas próximas semanas", diz o documento.

Constrangimento, beijo e tombo marcam posse de Del Nero na CBF

 

Enquanto Marco Polo Del Nero, novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol, convocava, no seu discurso de posse, a plateia de aproximadamente 180 convidados para uma aposta no futuro, o que não se viu nesta quinta-feira foi a unidade dos clubes. O presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, e o da Federação do Rio, Rubens Lopes, nem mesmo se olharam.
- O Flamengo está rompido com a Federação do Rio. Isso não é segredo. Agora, vamos trabalhar por uma ação em benefício do futebol carioca - disse Bandeira, constrangido, a poucos metros de Rubens Lopes, que também atendia a impensa numa zona mista improvisada na entrada da sede da CBF.
O presidente do Fluminense, Peter Siemsen, também em guerra com a Federação, somente aceitou atender os jornalistas sob uma condição: não falaria sobre nenhum assunto que não fosse a posse de Del Nero.
Nem tudo foi guerra na cerimônia. O presidente do Vasco, por exemplo, mandou um beijo para os jornalistas, antes de entrar no elevador e subir para o almoço servido aos convidados.
Entre tapas e beijos, houve também dor na posse de Del Nero. O ex-presidente do Palmeiras Mustafá Contursi, de 75 anos, tropeçou ao sair do auditório, após o discurso de Del Nero, e desabou no chão. Com cara de dor, foi levado para o banheiro pelo coordenador de seleções Gilmar Rinaldi. Custou a se recuperar e, apalpando a costela, nem ficou para o almoço.



Após quatro vitórias em quatro jogos, o Corinthians empatou por 0 a 0 com o San Lorenzo (ARG), nesta quarta-feira (16), no Itaquerão, e perdeu o 100% de aproveitamento que possuía no Grupo 2 da Copa Libertadores. A noite marcou o recorde de público no novo estádio, com 40.744 pagantes.
Mesmo não vencendo, o empate foi suficiente para garantir a classificação da equipe para as oitavas de final da competição continental.

Com uma excelente atuação, o Internacional venceu a Universidad de Chile por 4 a 0, em partida disputada no estádio Nacional, em Santiago, pela quinta rodada do Grupo 4 da Taça Libertadores.
Com a vitória, o Inter soma dez pontos, um a mais do que o The Strongest (BOL). Já a Universidad de Chile tem apenas três, sem chances de avançar para as oitavas de final.
Para se classificar, a equipe de Diego Aguirre precisa apenas de um empate na última rodada, marcada para a próxima quarta (22), quando recebe o The Strongest no Beira-Rio.

O Fortaleza teve atuação apática, mas fez o dever de casa, venceu o River/PI por 2 a 1, ontem, no Castelão, e avançou à segunda fase da Copa do Brasil.
Na próxima etapa do torneio nacional, o adversário será o Coritiba, em data a definir. O foco no Pici agora passa a ser a primeira partida da final do Campeonato Cearense, no dia 26 - contra Ceará ou Guarani de Juazeiro.





Agricultor é executado a bala no Parque de Vaquejada de Farias Brito

Por volta das 07h45min, desta quinta no interior do Parque de Vaquejada de Farias Brito, fora alvejado à tiros vindo a óbito no local, a pessoa de CÍCERO CORREIA DE OLIVEIRA, agricultor, 41 anos residente à Rua Benjamim José Leite, Bairro Independência em Farias Brito. Segundo informações foram vistos dois homens desconhecidos no interior do parque. Logo após os disparos, fora visto um homem correndo de pele branca, gordo, tendo fugido numa moto de cor prata. Segundo populares foram efetuados 04(quatro) disparos, tendo acertado na vítima pelo menos dois, sendo ambos na face. Fora ouvidos como testemunhas as pessoas de José Pereira da Silva, vulgo “Beni”, residente a Rua João Matias Neto numero 94, casas Populares, como também, a pessoa conhecida por “PITECA”, sendo que ambos trabalham no parque de vaquejada. A CP-2325, compareceu ao local colhendo informações com a finalidade de prender o acusado do crime. Fora levantado dois desafetos da vítima, onde está sendo averiguado a participação de algum deles. Ainda segundo informações da policia, também foi  apreendido o celular da vítima que estava no seu bolso, sendo constatado que praticamente no momento do crime o mesmo recebera duas ligações de um NÚMERO DESCONHECIDO, como também outras ligações foram recebidas ontem. O SAMU compareceu ao local, mas constatou que a morte foi instantânea, sendo feito o isolamento do local do crime até a chegada da perícia forense, a qual compareceu ao local o Rabecão-7069, coordenado pelo perito Antônio, que conduziu o corpo até o IML de Juazeiro do Norte. Todas as informações preliminares, bem como todo material apreendido serão remetidos à Autoridade Policial local.





Homem é assassinado a tiros e outro sai baleado no Bairro Pirajá em Juazeiro do Norte

Por volta das 14 horas desta quinta-feira foi registrado um tiroteio no cruzamento das Ruas Rui Barbosa e Dom Pedro II Bairro Pirajá em Juazeiro do Norte, quando uma pessoa tombou morta e outra saiu correndo mesmo tendo sido baleada com tiros de pistola.
No local, morreu um jovem identificado até o momento apenas pelo apelido de “Cleicinho”, enquanto seu colega, conhecido como “Galeguinho” correu e terminou socorrido ao Hospital Regional do Cariri. Segundo a polícia, este último responde por crimes de homicídio, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Testemunhas disseram que os dois homens tinham ido até o bar daquela esquina comprar cervejas.
Eles chegaram em uma moto Honda Bros de cor vermelha e já estavam de saída do estabelecimento com a grade da bebida quando foram surpreendidos por dois homens encapuzados que trafegavam em uma Hilux de cor azul. Sem qualquer discussão, a dupla já foi atirando para fugir em seguida. Uma equipe do SAMU esteve no local, mas apenas constatou o óbito de Cleicinho.





Pirulito é preso após uma série de assaltos no Centro em Crato

Por volta das 14:00 desta quinta feira,  a RD  1237 composta por  Policias do Ronda, foi acionada via CIOPS para comparecer no Centro em Crato onde estaria acontecendo uma série de roubos. Ao chegarem ao Centro comercial da cidade, os Militares, foram abordados por uma das vitimas que repassou as caraterísticas do acusado, momento em que os PMs tomarem conhecimento de um assalto em andamento na Rua Santos Dumont. Os policias se dirigiram ao local realizaram o cerco e efetuaram a prisão do acusado Alisson Davi Carlos do Nascimento 23 anos vulgo Pirulito residente na Rua 13 de Dezembro nas Cacimbas.




Delegados e Inspetores de Polícia Civil concedem entrevista sobre prisão de suspeito de ter assassinado vigilante do Hemoce em Crato

Os Delegados de Polícia Civil em Crato, Dr Giuliano Sena e Dr Diogo Galindo juntamente ao Inspetor Chefe Pedro Neto e Alexandro Góes, convocaram a imprensa na tarde desta quinta feira para uma entrevista coletiva, sobre a prisão do  jovem Bruno Antônio Correia Sampaio Aparecido, de 26 anos, suspeito de ter assaltado dois vigilantes da Servenac e matado um deles na madrugada do dia 31 de março.
Contra o acusado existe um mandado de prisão em aberto expedido pela Comarca de Barbalha, e Bruno é presidiário da cadeia pública de Juazeiro do Norte em regime de semi liberdade, sendo que, na madrugada do latrocínio em Crato, deveria estar recolhido ao cárcere. Como vinha descumprindo, por volta das 04h30min do dia 31 de Março assaltou o vigilante Francisco de Assis Inácio de Sá, de 44 anos, no laboratório do Geopark Araripe da URCA e matou Jozivan Santos Brasil, de 30 anos, no HEMOCE em Crato. A vítima residia na Rua Moisés Xenofonte Oliveira no Distrito de Ponta da Serra e deixou a mulher com um filho menor de idade.



TRE do Ceará anuncia recadastramento biométrico de 50% do eleitorado até 2016


“Nas eleições municipais de 2016, 50% do eleitorado cearense deverá estar apto a votar através da identificação biométrica. O mutirão obrigatório de atendimento aos eleitores de dez novos municípios cearenses, incluídos nos trabalhos da biometria, começará a ser realizado na 2ª quinzena de maio, quando o TRE receberá cerca de 140 kits biométricos enviados pelo TSE para viabilizar o atendimento aos eleitores.
Os dez municípios que passarão a realizar, no final do mês de maio, o mutirão obrigatório de recadastramento dos eleitores são Maracanaú, Limoeiro do Norte, Iguatu, Quixelô, Milagres, Abaiara, Ibiapina, Camocim, Crato e Ubajara, que já vêm atendendo aos eleitores, em caráter ordinário, desde a reabertura do cadastro eleitoral, em novembro de 2014, juntamente com Fortaleza.
Em relação à capital, o recadastramento biométrico prosseguirá em caráter não obrigatório. Com isso, Fortaleza deverá ter um sistema de votação misto nas próximas eleições municipais, com a identificação biométrica apenas pelos eleitores que fizerem o recadastramento.
Com o intuito de agilizar o atendimento e evitar filas, em todos os municípios, inclusive na capital, os eleitores farão o recadastramento através do agendamento, recorrendo ao telefone 148, ao custo de uma ligação local, ou, gratuitamente, acessando o site www.tre-ce.jus.br.

Mais de 100 universitários de Barbalha estão prejudicados pela falta de transporte

Alunos de quatro universidades em Juazeiro do Norte que moram em Barbalha estão sem poder participar das aulas desde a sexta-feira, 10. Ônibus disponibilizado pela prefeitura que os levava até as instituições não oferece o serviço desde então.

“O motorista avisou que o ônibus estava quebrado e o reserva também e essa semana seria inviável nos levar”, disse a estudante Jaynara Sabino. “Daí gera todo esse problema. Ficamos jogados sem possibilidade de acompanhar as aulas”, acrescenta.

Como solução, os alunos fretaram uma topique que os transportou apenas no primeiro dia. Os universitários são da Universidade Federal do Cariri, Leão Sampaio, Faculdade de Medicina (FMJ) e do Instituto Federal de Ciência e Educação (IFCE).

“Estamos reivindicando ônibus para poder ir para a universidade estudar. Estamos sem perspectiva de quando vai voltar a circular, estamos à mercê da omissão de nossos representantes que não entram em contato, que não colocam uma nota oficial”, reclamou a estudante Jéssica Mariano.

“Os ônibus vão manhã, tarde e noite lotados e a localidade da universidade é terrível porque o IFCE, a FMJ e principalmente a UFCA são muito distantes e o custo está sendo altíssimo para a gente chegar lá e muitos não tem condições de pagar moto e Via Metro todo dia”, acrescenta.

Coordenador de transportes da Prefeitura de Barbalha, Orestes Saraiva, informou ao repórter Adriano Duarte que o município disponibiliza quatro veículos para o ensino fundamental e universidades. Dois deles permanecem conduzindo estudantes até a URCA e UVA em Crato. Até o final de semana, segundo ele, a situação deve se normalizar.

“Infelizmente nós tivemos dois carros que quebraram praticamente no mesmo dia. Como são carros que já não são novos tivemos que pedir peças de fora. Foi para a empresa consertar e estão chegando as peças hoje para serem consertados no mais breve possível até sábado pela manhã”, disse Orestes.



Professor da UFCA publica pesquisa em livro sobre Jornalismo Audiovisual


 “O telejornalismo nas Redes Sociais Digitais” é o tema do artigo do professor da Universidade Federal do Cariri (UFCA) Paulo Eduardo Cajazeira, publicado no livro “Telejornalismo em questão” pela Editora Insular, R$ 42,00. Reunindo trabalhos de outros 15 pesquisadores científicos na área de Jornalismo e Editoração, a obra faz uma abordagem crítica da evolução da produção audiovisual no Brasil, a fim de investigar e compreender as características dos principais telejornais do país. 
O trabalho do professor é resultado de uma pesquisa de pós-doutorado realizada entre 2013 e 2014 no âmbito do Laboratório de Conteúdos e Comunicação Online da Universidade da Beira Interior (Portugal), em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Jornalismo da UFCA, credenciado pelo CNPq. 




População protesta contra a corrupção em frente à Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte

  
Uma manifestação ocorrida na manhã desta quinta-feira (16), em Juazeiro do Norte, interditou o tráfego de veículos na Rua José Marrocos, principal via de acesso que liga os bairros Santa Teresa e Romeirão do Centro da cidade. Cerca de 300 pessoas, a maioria servidores municipais em greve, protestaram pelo que eles consideram ser corrupção e desvio de dinheiro na Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte. 
Desde a terça-feira (14), uma comissão de auditores e fiscais dos órgãos federais Controladoria Geral da União, Ministério Público Federal e Denasus (Departamento Nacional de Auditoria do SUS), estão realizando uma auditoria interna nas contas da Secretaria de Saúde, investigando supostas irregularidades administrativas e até desvio de dinheiro público do SUS naquele órgão. 
A auditoria, determinada pela Justiça Federal à pedido do Ministério Público Federal estabeleceu prazo de 30 dias para sua conclusão e também tem por finalidade descobrir o motivo pelo qual, o sistema de saúde do município funciona de modo precário ou quase inexiste, mesmo diante de milhões de reais destinados pelo SUS nos últimos dois anos. 
Os servidores com apoio da população de Juazeiro se concentraram em frente à Secretaria de Saúde, Portando faixa e cartazes pediram rigor na apuração da auditoria e protestavam ainda pelos 51 dias de greve completados ontem(16), sem que o prefeito faça uma negociação. Alguns mais exaltados acusavam o prefeito de Raimundo Macedo de desvio de dinheiro na saúde e pediam sua saída da prefeitura. 
A manifestação durou cerca de duas horas e não foi registrado nenhum incidente.



HEMOCE Crato comemora o dia mundial do Hemofílico

Também conhecido como o Dia Mundial da Hemofilia, o Dia Mundial do Hemofílico foi criado para divulgar melhor a hemofilia e as suas implicações para quem sofre da doença, aumentado à conscientização da população em geral, reduzindo preconceitos e facilitando a luta pelos direitos dos hemofílicos.
A data de 17 de Abril foi escolhida como homenagem a Frank Shnabel, fundador da Federação Mundial de Hemofilia, que nasceu nesse dia.

O Dia do Hemofílico é comemorado atualmente em mais de 100 países em todo o mundo. Aqui em Crato, o HEMOCE estará comemorando na manhã desta sexta feira, com uma programação voltada para os  67 hemofílicos e seus familiares

Nenhum comentário:

Postar um comentário