terça-feira, 26 de maio de 2015

Aliados querem aprovar PEC para reeleger Cunha e Calheiros


Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, tem pretensões de permanecer por mais tempo na chefia daquela casa Legislativa. Pelo menos é o que vem demonstrando a interlocutores próximos. Ele tenciona votar um projeto que lhe permita disputar a reeleição, em 2017. O projeto também beneficiaria o presidente do Senado, Renan Calheiros.
O problema é a insatisfação que tem gerado as atitudes de Cunha e sua tática de “morde e assopra” com o governo federal. Mesmo demonstrando sinais de boa vontade, ele ainda é visto com certa desconfiança pelo Governo. Pela Constituição, o mandado de presidente da Câmara ou do Senado é de dois anos, vedada a recondução na mesma legislatura.
Para agilizar o processo ele teria que desengavetar a PE 101/2003, que em 2004 foi apresentada no intuito de beneficiar o então presidente João Paulo Cunha (PT), mas não prosperou. O texto perdeu por apenas cinco votos. Como foi rejeitado apenas o substitutivo o projeto ainda pode ser votado, por não ser matéria vencida
Outro caminho seria apresentar uma nova emenda. Com isso ele teria tempo para conseguir o apoio de 171 parlamentares e ter a garantia de aprovação pela Comissão de Constituição e Justiça e por uma comissão especial antes de ir a voto no plenário.
Questionando sobre o projeto, ele desconversou, disse não ser de sua iniciativa e nem saber se será candidato. Nos bastidores, porém a história é outra. Aliados de Cunha já estariam coletando assinaturas nesta semana. Para aprovar a matéria ele precisará, no entanto, de 320 votos em plenário. 
Fonte: Ceará Agora  
- See more at: http://www.c1cariri.com/2015/05/aliados-querem-aprovar-pec-para.html#sthash.WmhtBVBt.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário